Brasil

Imposto, depois das festas vem as contas e IPVA já vence em janeiro

Contribuintes terão até o dia 31 do mês que vem para pagamento à vista ou parcelado



Proprietários de veículos devem ficar atentos a data de pagamento do IPVA - Foto: Álvaro Rezende/Arquivo/Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Quando as festas de fim de ano terminam vem as contas típicas do início do ano. A primeira a vencer é o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que vence no dia 31 de janeiro, tanto para os contribuintes que optarem pelo parcelamento como os que forem parcelar o tributo.

De acordo com o governo do Estado os boletos já foram entregues pelos Correios. O contribuinte poderá pagar o imposto em cinco parcelas, com a primeira vencendo em 31 de janeiro de 2020. O mesmo prazo vale para a parcela única. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, contam com desconto de 15% sobre o valor do tributo.

Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), o governo manteve para 2020 os descontos no IPVA e as condições especiais dos anos anteriores. Carros de passeio vão continuar com desconto de 25%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Para motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE.

As alíquotas para veículos usados são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida.

Ao todo foram encaminhados 1,1 milhão de carnês, que é o número correspondente a frota de veículos sul-mato-grossense. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.