Campo Grande

Após quatro anos, padre José Marinoni reassume reitoria da UCDB

Atual reitor vai assumir presidência da Missão Salesiana em 2020



Marinoni (à esquerda) ficou 22 anos no cargo de reitor - Foto: Foto: Divulgação/UCDB



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O padre José Marinoni foi reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Marinoni volta à função que ocupou em 1º de fevereiro de 2020, quatro anos se afastar da instituição.

Indicado pelo atual reitor, padre Ricardo Carlos, Marinoni comandou a UCDB entre 1993 e 2015, deixando o cargo para assumir a função de diretor executivo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), em Brasília (DF).

Ricardo Carlos indicou seu antecessor à reitoria e assume no ano que vem  a presidência da Missão Salesiana de Mato Grosso e passa a ser o Chanceler da UCDB.

HISTÓRICO

Fundada em 1993, a UCDB foi convertida em universidade após a Missão Salesiana expandir suas faculdades ao longo de três décadas. Nessa época, Marinoni se tornou o primeiro reitor da instituição.

Em 1961, antes da criação do Estado, a Missão Salesiana de Mato Grosso abriu em Campo Grande a Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras (Fadafi). A oferta de cursos foi aumentando nos anos seguintes, com a criação da Faculdade Direito (Fadir), em 1965; a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis de Administração (Faceca), em 1970; e, em 1972, a Faculdade de Serviço Social (Fasso). Quatro anos depois, os salesianos unificaram as faculdades para formar as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT).

Na década de 1980, a Missão passou a trabalhar para converter a instituição em universidade. Somente em outubro de 1993 é que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a mudança. Marinoni foi nomeado reitor e ocupou o cargo nos 23 anos seguintes.