Geral

Ultrapassagens proibidas podem causar mais acidentes neste Natal

No mesmo período de 2018, segundo a PRF, as ultrapassagens perigosas e o excesso de velocidade foram os maiores causadores de acidentes nas estradas



Ultrapassagens proibidas podem causar mais acidentes neste Natal



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


 

Curitiba, dezembro de 2019 – Quem vai viajar neste feriado de Natal precisa dobrar a atenção para chegar ao destino sem sustos. Nesta época do ano aumenta o volume de veículos e motos nas estradas e alguns cuidados podem salvar vidas, principalmente, usar cinto de segurança e fazer ultrapassagens em segurança e apenas em locais permitidos.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 21 a 25 de dezembro de 2018, o órgão registrou mais de 70 flagrantes por hora de condutores fazendo ultrapassagens irregulares em rodovias federais, mais de 70 mil flagrantes de excesso de velocidade e mais de 5 mil condutores trafegando sem cinto de segurança. Essa combinação, nada segura, resultou em mais de 1.400 feridos e 89 mortos.


Um trânsito mais seguro requer a participação de todos. “O bom motorista sabe que o trânsito é um espaço compartilhado por todos e age com gentileza e bom senso. Além disso, sinaliza suas intenções ao utilizar seta nas conversões e ao mudar de pista, o que diminui a possibilidade de acidentes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, em vários artigos diversas infrações relacionadas às ultrapassagens em faixa contínua, em local proibido, pelo acostamento e em vias de mão dupla, algumas, inclusive, enquadradas nas infrações gravíssimas, como é o caso da ultrapassagem forçando a passagem entre veículos - cuja penalidade é de multa (aumentada em dez vezes) e suspensão do direito de dirigir”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons. Sempre é importante lembrar que respeitar as leis de trânsito salva vidas.