Esportes

Para incentivar futebol feminino, programa oferece apoio às praticantes do esporte no Estado

Governo anunciou criação de programa esportivo voltado para público feminino



Fim de Campeonato Paulista Feminino foi marcado por recorde de público - Foto: Divulgação / Corinthians



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Considerado o esporte mais famoso do país, o futebol ainda é majoritariamente praticado por homens no Brasil. Visando alterar esse cenário e incentivar a participação feminina, o Governo do Mato Grosso do Sul criou o Programa de Incentivo à Prática de Futebol Feminino, sancionado e divulgado na edição de hoje (19) do Diário Oficial.

O programa deve atender diversas modalidades do esporte, como futebol de campo, futsal, society e futebol de areia. Através do incentivo, devem ser promovidos torneios, campeonatos e eventos, além da disponibilização de espaços para a prática do futebol feminino. 

Para Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a lei deve proporcionar maior equilíbrio de gênero dentro do esporte. “Temos ações em 72 cidades do Estado que também visam o público feminino, que incentivam mulheres como praticantes de esportes no geral. Mas, através de lei, o projeto que prioriza o gênero feminino fortalece ainda mais a presença delas em um esporte tão importante para o país”, explica.    

De acordo com a lei sancionada, o programa será desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino, em espaços esportivos da administração, nos parques e em outros locais apropriados. Também será possível o estabelecimento de parcerias entre o Governo e instituições privadas, ligas do esporte e outras entidades de administração do desporto, na modalidade de futebol feminino. 

Autor do projeto de lei que viabilizou o programa, o deputado estadual Antônio Vaz (PRB/MS), afirma que o intuito principal da normativa é proporcionar espaço para a mulher em uma área ainda dominada pelo machismo. “Ainda existe muito preconceito, esse machismo de achar que é coisa só de homem. Mas temos acompanhado o futebol feminino brasileiro e temos muitos exemplos de mulheres que jogam muito bem”, afirma o parlamentar. 

Após a Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa, sediada este ano na França e transmitida pela primeira vez em tv aberta, o futebol feminino ganhou grande repercussão. Na competição, o elenco composto por estrelas como Marta, Cristiane e Formiga demonstraram a capacidade da mulher no esporte. 

“O número de meninas que querem praticar o futebol cresceu nos últimos tempos, até por causa da seleção brasileira. É importante que o Estado atenda essa necessidade e incentive, proporcionando mais espaço para essas meninas e mulheres dentro do futebol”, afirma Vaz.  

Como parte dos convênios, está inclusive a disponibilização de verbas e materiais. As despesas que envolvam o projeto serão provenientes de orçamentos públicos, que podem ser suplementados caso necessário. 

RECORDE HISTÓRICO

Em novembro, a final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino foi palco de um recorde. No jogo em que o Corinthians venceu o São Paulo com o placar de 3 a 0, a comemoração também foi para o futebol como um todo: quase 29 mil pessoas estiveram presentes na Arena Corinthians, número considerado o maior público da história entre jogos de clubes femininos no Brasil.