Política e Transparência

Câmara vai homenagear professor José Barbosa Rodrigues

Professor receberá outorga da medalha legislativa em comemoração aos 120 anos de Campo Grande



Professor, historiador, escritor e empresário, José Barbosa Rodrigues faleceu em 19 de março de 2003, - Foto: Foto: Arquivo / Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Professor, historiador, escritor e empresário, José Barbosa Rodrigues – que faleceu em 19 de março de 2003, aos 86 anos – será um dos homenageados na Câmara Municipal de Campo Grande. Dessa vez, o professor receberá outorga da medalha legislativa em comemoração aos 120 anos de Campo Grande. Na solenidade, serão homenageadas mais de 70 personalidades que se destacaram e contribuíram com relevantes serviços em prol do desenvolvimento da Capital.
Entre os homenageados estão ex-prefeitos de Campo Grande e ex-governadores de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento pelo trabalho em favor do desenvolvimento e crescimento da cidade e por sua parcela significativa ao contribuir para o município. A solenidade será realizada hoje, às 19h, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis.

Também serão congratulados dois ministros do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL): o da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), e a da Agricultura, Tereza Cristina. Da bancada federal, a deputada Rose Modesto e o deputado Fábio Trad (PSD) também serão homenageados.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e os ex-governadores André Puccinelli (MDB) e José Orcírio dos Santos (Zeca do PT) fazem parte da lista. O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), e o ex-prefeito Nelson Trad (PSD) estão entre os homenageados – indicados pelos vereadores.

OUTRAS HOMENAGENS

Essa não é a primeira vez que José Barbosa Rodrigues será homenageado. Em outras ocasiões, o professor já foi reconhecido como “timoneiro” do maior jornal de Mato Grosso do Sul, o Correio do Estado. A mensagem foi lida no plenário da Câmara pela então vereadora Carla Stephanini (PMDB). No documento, a vereadora disse que a trajetória do empresário se confunde com a história do jornalismo do Estado. Ainda na moção, a ex-vereadora definiu Barbosa como um homem “prático, afável, justo, além de empresário visionário, inovador e escritor reconhecido”.

A homenagem, que ocorreu em junho de 2016, era para comemorar os 100 anos que o professor estaria completando.
No ano seguinte, em setembro de 2017, deputados estaduais aprovaram projeto de lei para instituir Medalha de Mérito Jornalístico. A medalha leva o nome de José Barbosa Rodrigues, “uma homenagem ao professor, escritor, historiador, empresário e diretor do grupo Correio do Estado. Quero homenageá-lo porque ele me apoiou muito na carreira”, relembrou o então deputado estadual Maurício Picarelli, autor da proposta.

Em 2018, os primeiros homenageados que receberam a Medalha do Mérito Jornalístico José Barbosa Rodrigues participaram de sessão solene na Assembleia Legislativa. Um deles foi o jornalista Antônio João Hugo Rodrigues, filho de José Barbosa Rodrigues. “Muito obrigado pela homenagem ao meu pai, pelas lindas e generosas palavras”, disse, emocionado, o jornalista, que falou na tribuna em nome dos homenageados.

Em julho de 2019, o professor Barbosa recebeu placa com seu nome na reinauguração da antiga reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – espaço usado para levantamento de dados históricos.

HISTÓRIA

Nascido no dia 30 de junho, José Barbosa Rodrigues era mineiro e chegou ao então Mato Grosso junto da esposa, Henedina Hugo Rodrigues, e do filho José Maria. Trabalhariam como professores em Ponta Porã, mas, por acaso, acabaram em Campo Grande. Ele escreveu muito sobre a história do Estado e da Capital e também dedicou dois livros à produção poética, inspirado pela esposa.