Política e Transparência

HISTÓRIA Praça em homenagem a construtor cego terá feira cultural hoje

Evento começa a partir das 16 horas, com diversas atrações gastronômicas



Praça terá feirinha hoje próximo a Orla Morena - Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A família de Vergnaud Arnaldo de Alencar, mais conhecido como o construtor Ceguinho de Campo Grande, realizará uma feira multicultural hoje, das 16h às 22h, em homenagem ao patriarca. Empreendedor dos anos 1940 a 1980, em Campo Grande, Vergnaud ficou conhecido como o Ceguinho que ergueu várias construções na cidade. 

Segundo uma das netas de Ceguinho, a jornalista e empreendedora, Carol Alencar, o evento busca resgatar a história do construtor e de Campo Grande. "Ele era cego e construiu, com ajuda, vários edificios na cidade. Ele tem uma praça que leva o nome dele bem em frente de um de seus predinhos e é nessa que vamos usar para fazer uma feira multicultural para ajudar mulheres empreendedoras e também fazer um resgate da história que ele teve", explica. 

A praça que leva o nome de Ceguinho está iluminada e bem localizada, de acordo com Carol, e fica a 100 metros da Orla Morena e do centro da Avenida Noroeste e Ernesto Geisel – paralela à Rua Antônio Maria Coelho.

Já estão confirmados mais de 30 expositores de vários segmentos para engrandecer e dar vida à praça. 

História

Ceguinho trabalhou durante muitos anos financiando, construindo e alugando casas e apartamentos populares na cidade. 
Para tanto, iniciou aqui suas atividades de construtor ainda na Vila Planalto, onde teve oportunidade de construir e alugar diversos imóveis localizados entre as ruas Apulcro Brasil e General Câmara. Logo estabeleceu um comércio de tecidos e fábrica de ladrilhos no bairro Amambaí, na esquina das ruas I-Juca Pirama e Saldanha Marinho, em frente ao Colégio Estadual Campo-grandense.

Neste bairro adquiriu terreno e construiu o Edifício Dona Santa, prédio residencial e comercial de três andares, conhecido e popular na região a partir dos anos 1960. De sua capacidade para os negócios, estabeleceu, em sociedade, uma loja de móveis e eletrodomésticos na Avenida Calógeras, nas proximidades da Estação Ferroviária de Campo Grande, ainda nos anos 1950. Foi um dos primeiros comerciantes a oferecer o sistema de crediário aos seus clientes, daí o nome de sua loja “A Crediária Mixta”. 

Para acompanhar a programação do evento, acesse @pracadoceguinho, no Instagram. A praça fica na Rua Dr. Arlindo de Andrade, nº 361.