Entretenimento

SELO NACIONAL Antes de levar Linguiça de Maracaju a todo o país, empresa uniu família

Empresa familiar começou há dez anos como açougue



Ana Carla recebe Sisbi das mãos de Jaime Verruck - Foto: Divulgação/Semagro



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Pronta para levar a Linguiça de Maracaju aos quatro cantos do Brasil, a Indústria Novilha de Ouro começou há dez anos como um simples açougue aberto para manter a família unida. A empresa, que era apenas um sonho, hoje está preparada para fabricar cinco toneladas diárias da iguaria sul-mato-grossense e recebeu selo federal que permite a venda além das divisas do Estado. 

“Movido pelo desejo de não permitir que nossa família se distanciasse pelas escolhas profissionais dos filhos, meu pai, que na época era corretor de gado, decidiu abrir uma empresa familiar e comprou uma casa de carnes para que trabalhássemos todos juntos”, contou ao Correio do Estado a dona da companhia, Ana Carla de Assis Ferreira.

A iniciativa acabou dando certo e, aos poucos, a família passou a acreditar no potencial da Linguiça de Maracaju, especialmente na receita passada de geração em geração. “O projeto tem uma cadeia produtiva riquíssima e uma gama de benefícios para o crescimento de nosso município e Estado. Nós estamos focados em fazer dar certo”, conta a empresária.

O projeto dos Assis Ferreira é muito mais ousado do que fazer o produto chegar do Oiapoque ao Chuí. O primeiro passo foi obter a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Maracaju, passando para o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e agora a nova conquista com o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

“Já estamos sonhando com o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que permitiria a exportação para gigantes nichos de mercado mundial”, diz Ana Carla.

Atualmente a indústria não apenas trabalha com a iguaria, mas com outros produtos nessa mesma linha e sem adição de conservantes. A expectativa da família é vender dez toneladas por mês no primeiro ano enviando o produto para os quatro cantos do país.

O selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) foi emitido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e entregue pelo diretor-presidente do órgão, Daniel Ingold, e o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.