Esportes

Palmeiras vence e manda Cruzeiro para Série B pela primeira vez

Ceará segurou empate com Botafogo e segue na primeira divisão nacional



Derrota em casa levou o Cruzeiro para disputar a Série B pela primeira vez na história (Foto: Agência Palmeiras)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (8) com rebaixamento inédito. O Cruzeiro, ratificando a campanha muito aquém das tradições do clube, foi derrotado pelo Palmeiras em Belo Horizonte por 2 a 0, gols de Zé Rafael e Dudu, e vai, pela primeira vez, disputar a Série B em 2020. Melhor para o Ceará-CE, que garantiu manutenção na Série A com empate em 1 a 1 com o Botafogo no Rio de Janeiro.

O Verdão terminou com 74 pontos, junto com o Santos, mas na terceira posição. O Botafogo foi o 15º colocado com 43 pontos, o Ceará vem logo em seguida com 39 e o Cruzeiro, na zona de rebaixamento, foi o 17º com apenas 36 pontos.

Jogos

A rodada começou com o Cruzeiro precisando de apenas uma das nove combinações possíveis de resultados do seu jogo e a partida do Ceará. Precisa vencer e o Vozão ser derrotado pelo Botafogo. No fim do primeiro tempo parte da missão estava encaminhada, apesar do empate sem gols no Estádio Mineirão. No Engenhão, aos 38 minutos, Marcos Vinícius recebeu passe de Luis Henrique e abriu o placar para o Fogão, gol que animou a torcida cruzeirense em BH.

Na etapa final, a situação do Cruzeiro começou a se complicar ainda mais logo aos 11 minutos. Dudu recebeu em velocidade, tocou de calcanhar para Raphael Veiga, que cruzou para trás. Zé Rafael finalizou de primeira e estufou as redes mineiras. Para piorar, logo em seguida deixou de depender do próprio resultado. Aos 20 minutos, o Ceará teve um pênalti a favor e Thiago Galhardo empatou o jogo, resultado suficiente para manter lugar na primeira divisão, empurrando o time mineiro para degola.

O desespero pelo resultado bateu no Cruzeiro e o time não se acertou mais no jogo e, pior, ainda levou o segundo gol. Aos 37 minutos, Dudu aproveitou cruzamento e marcou o gol que fechou o placar e decretou o rebaixamento do Cruzeiro para Série B. Enquanto a torcida do Ceará fazia festa por mais uma vez disputar a Série A, a do Cruzeiro, inconformada com a queda, provocou confusão generalizada no Mineirão, o que obrigou o árbitro Marcelo de Lima Henrique a encerrar o jogo aos 41 minutos e deve acarretar punição ao clube para a próxima temporada.