Itaporã

O município de Itaporã registrou 11 casos de dengue, de 1º de janeiro a 4 de dezembro de 2019 e 342 notificações

Mato Grosso do Sul registrou até o momento 27 óbitos,



Foto: Ilustrativa



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Chegou a 27 o número de óbitos provocados pelo mosquito aedes aegypti, no estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, de 1º de janeiro a 04 de dezembro de 2019, foram notificados 39.088 casos suspeitos de dengue no estado.

Campo Grande e Dourados já registraram até o momento 16 óbitos sendo 8 na capital e 8 em Dourados. O município de Itaporã de 1º de janeiro a 04 de dezembro de 2019, foram notificados 342 casos suspeitos de dengue, e 11 casos confirmados até o momento.

Em Itaporã, é feito regularmente vistorias domiciliares em reservatórios e serviços de orientação aos moradores para não deixar água parada em pneus e recipientes em tampas além de ações de conscientização.

Dengue

Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave.fatores de risco individuais determine a gravidade da doença em inclui idade, comorbidades (doenças pré-existentes) infecções secundárias.

Definições de casos de dengue

Caso suspeito - pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de aedes aegypti, que apresenta febre, usualmente entre 2 e 7 dias e apresente duas ou mais das seguintes manifestações:

- Náusea, vômitos

- Exantema (manchas avermelhadas no corpo)

- Mialgias (dor muscular), artralgia (dor nas articulações)

- Cefaleia (dor de cabeça), dor retro-orbital (dor nos olhos)

- Petéquias ou prova do laço positiva

- Leucopenia (e quando o número de leucócitos, que são as células de defesa do sangue, está abaixo é verificado através do exame hemograma).

Também pode ser considerado o caso suspeito toda criança proveniente ou residente em áreas com transmissão da dengue) com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias) e sem foco de infecção aparente.

 

MUNICIPIOS COM INDICE DE MORTES POR DENGUE

Campo Grande (8), Dourados (8), três Lagoas(3), Ponta Porã (1), Corumbá (1), Costa Rica (1), Coxim (2), Amambai (1), Miranda (1), NUM TOTAL DE 27 ÓBITOS

As informações estão no site da Secretaria de Estado de Saúde do MS, através do SINAN ONLINE