Política e Transparência

Alunos de escolas fechadas terão prioridade em matrículas para 2020

Secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola, lançou o período de pré-matrícula digital



Secretária Maria Cecília Amêndola, durante entrevista, na Central de Matrículas (Foto: Leonardo Rocha)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os alunos das escolas estaduais que serão fechadas ou municipalizadas terão prioridades para as matrículas na rede estadual de ensino. Os pais vão preencher uma ficha escolhendo a nova unidade e esta será encaminhada tanto ao governo estadual, como às prefeituras, para que assegurem suas respectivas vagas. A intenção é não gerar transtornos.

“Estes pais podem ficar tranquilos, que terão prioridade na escolha das escolas, a direção vai fazer a relação e entregar para nós, para que as vagas sejam garantidas. Nas escolas municipalizadas, vão ser passados os nomes para as prefeituras', disse a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola.

 

Ela repassou esta informação durante o lançamento da pré-matrícula digital, nesta manhã (29), em Campo Grande. “Nossa intenção é já começar a preparar estas escolas com o novo modelo de ensino médio e no futuro conseguir cumprir a meta de ter 60% das unidades em tempo integral até 2024', explicou a secretária.

O coordenador de Informações Gerenciais, Alciley Lopes, disse que os pais destas escolas receberão uma “ficha de prioridade', para escolher o local e já garantir a vaga. “Eles vão entregar o documento para escola, nas nossas matrículas já vamos garantir a vaga, para as escolas municipalizadas, iremos repassar a rede municipal de ensino'.

As mudanças para 2020 envolvem municipalização de escolas nas cidades de Aquidauana, Deodápolis, Dourados, Glória de Dourados, Campo Grande, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo e Ponta Porã, assim como alguns fechamentos de unidades. Ao todo serão 13 escolas neste reordenamento.

Matrículas – Foi aberto hoje (29) o prazo para realização das pré-matrículas da rede estadual. Os alunos podem fazer seu cadastro pela internet, através do telefone (0800-647-0028) ou indo pessoalmente à Central de Matrículas da Rede Estadual, que fica ao lado da Escola Hércules Maymone, em Campo Grande.

Os alunos novos ou que desejam se transferir de escola devem fazer esta pré-matricula, colocando as opções de locais (escolas) até o dia 31 de dezembro. Depois no dia 5 de janeiro será divulgada a lista dos alunos em cada local. A segunda fase será a hora do estudante efetuar a matrícula, dos dias 06 a 10 de janeiro.

Os estudantes que desejam permanecer em suas respectivas escolas devem efetuar esta renovação de 29 de novembro até 13 de dezembro. “Temos várias opções (pré-matrícula), mas preferimos que seja feito pela internet, evita filas e hoje estamos em uma sociedade digital'.

Ao todo são esperados (matrícula) 229 mil alunos, em 355 escolas estaduais. Destas 47 já funcionam com ensino médio em tempo integral e 33 com este novo modelo (integral) para ensino fundamental. Outra novidade é que para 2020 haverá duas unidades cívico-militares: Escola Alberto Elpídio Ferreira Dias, que fica no Jardim Anache, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Escola Marçal de Souza Tupã-y, no bairro Los Angeles, em convênio com a Polícia Militar.