Dourados

Pães produzidos por detentos alimentam crianças de abrigo

Meninos em situação de acolhimento são preparados para ter autonomia quando adultos



Oito detentos trabalham na padaria da PED - Foto: Foto: Divulgação/Agepen-MS



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Dez meninos, com idades entre 8 e 18 anos, têm um reforço na alimentação garantido graças aos pães doados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul. Todas as semanas, mais de 200 pães congelados saem da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), cidade no sul do estado, para Instituição Agrícola do Menor (Iame).

Funcionando há mais de 30 anos, a instituição acolhe crianças órfãs, abandonadas ou que sofreram agressão. Assim, a Iame busca preparar os jovens para a autonomia, por meio do oferecimento de cursos profissionalizantes, contraturno escolar, acompanhamentos psicológicos, apadrinhamento afetivo e atividades sociais.

Esses pães são a base do café da manhã e do lanche da tarde dos jovens. “Esses pães já vêm calculados para a semana inteira, então supre essa necessidade deles. Antes dessa doação, muitas vezes não tínhamos esse reforço para essas refeições diárias”, disse a diretora da IAME, a psicóloga Kelly Gaviolli.

Realizada desde o início de 2018, as doações de pães pela PED começaram após a solicitação de um dos padrinhos voluntários da Iame, o advogado criminalista Antônio Edilson Ribeiro, que viu no sistema prisional, e nas várias ações sociais que já são desenvolvidas pela agência, uma chance de ter uma colaboração a mais para o projeto. “Então solicitamos à direção do presídio e fizemos os encaminhamentos ao Ministério Público e à Vara de Execução Penal de Dourados, e todos foram bastante atenciosos com nossa causa”, lembrou.

PANIFICAÇÃO

Além de ajudar quem precisa, a panificação se torna uma forma de capacitar profissionalmente os internos da PED. Inaugurada há seis anos, a padaria da PED também ajuda a reforçar a alimentação dos mais de 2,6 mil detentos do local, por meio da empresa responsável pela alimentação dos custodiados. Além disso, a produção abastece as duas unidades prisionais de regime semiaberto e o Patronato Penitenciário da cidade. Toda a administração da padaria é acompanhada pela Vara de Execução Penal.

A oficina funciona diariamente durante 16 horas, com oito reeducandos trabalhando, divididos em dois grupos que se revezam. No espaço, constantemente cursos de qualificação na área são oferecidos. Com isso, a produção é variada, são feitos pães franceses, doces, de hambúrguer, de forma etc. Em média, são produzidos, cerca de 4 mil pães por dia.

SERVIÇO - Se você também quiser contribuir com a Iame, pode entrar em contato pelo telefone (67) 98432-2657 (Kelly) ou pelo e-mail: iameddos@gmail.com.