Saúde

EVENTO HU-UFGD realiza o II Simpósio de Fisioterapia

Objetivo da programação é troca e atualização de conhecimentos em Fisioterapia Hospitalar



Programação pré-evento contou com dois minicursos na quinta-feira (21)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Neste final de semana, sexta (22) e sábado (24), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza o II Simpósio de Fisioterapia, evento voltado a profissionais, residentes e estudantes da área de saúde, com objetivo de proporcionar troca e atualização de conhecimentos em Fisioterapia Hospitalar.

 

O evento é uma oportunidade de capacitação focada na integralidade da saúde dos pacientes, no atendimento humanizado e na melhoria dos processos de ensino e de formação de novos profissionais. O tema escolhido para este ano é “Conhecimento em Movimento”.

 

A programação teve início já na quinta-feira (21), com dois minicursos pré-evento abordando os temas “Terapia de alto fluxo: teoria e prática” e “Técnicas atuais da fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia”, ambos ministrados por Camila Maximo Dias. Clique aqui para ver as fotos: https://photos.app.goo.gl/aGVtM3oRSk8XZZGr9 

 

A abertura oficial do evento será nesta sexta (22), às 19h, no auditório do HU-UFGD. Às 1h30 terá início a mesa redonda “Cuidados Paliativos: uma abordagem multiprofissional”. Às 21h, a segunda mesa redonda da noite abordará o tema “Gestão e indicadores em Fisioterapia Hospitalar”.

 

No sábado (23), a programação terá início às 7h30, com a palestra “Fisioterapia intensiva na assistência à gestante e puérpera de alto risco”, com Sandra Damasceno. Para as 8h30 está prevista a mesa redonda “Mobilização no ambiente hospitalar: evidências científicas e a prática clínica”. E às 10h20 terá início a palestra “Manobras de recrutamento alveolar ou posição prona: qual a melhor estratégia na SDRA?”, com Alessandra Druzian.

 

No período da tarde, as atividades serão retomadas às 13h30, com a palestra “Fisioterapia respiratória global em neonatologia: como o método RTA tem contribuído na melhora da assistência ao RN prematuro”, por Ana Karine de Almeida. Às 14h30 haverá demonstração da terapia de alto fluxo. Para as 16h está prevista a palestra “Broncodisplasia pulmonar: o papel da Fisioterapia no tratamento multidisciplinar”, também cm Ana Karine de Almeida. A palestra de encerramento terá início às 17h, com o tema “Processo saúde-doença na UTI Adulto: o olhar da Fisioterapia”, com Israel Moraes dos Santos.