Itaporã

Itaporã inicia segunda etapa de vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 20 a 29 anos

A orientação é que para todas as pessoas nessa faixa etária procure uma unidade de saúde para verificar a necessidade da dose



Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O município de Itaporã iniciou nesta última segunda-feira(18), uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, dessa vez o público adulto na faixa etária de 20 á 29 anos de idade, que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. O Dia "D" dessa etapa está marcado para o dia 30 de novembro.

Nesse período de 18/11 a 30/11, será realizado a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

De acordo com uma coordenadora de imunização do município de Itaporã, Luciany Casadia, a transmissão do vírus ocorre por meio de tosse fala, espirro e até pela respiração, podendo ocorrer no intervalo de 4 dias antes ou após a aparição de manchas vermelhas pelo corpo da pessoa infectada. Entre os sintomas está mal-estar intenso, irritação nos olhos nariz entupido ou escorrendo e febre acompanhada de tosse.

No início, de 3 a 5 dias após o contágio, pode aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas depois as manchas que se espalham pelo corpo.

Ao todo serão cinco etapas uma para cada faixa etária ponto final a primeira fase foi realizada de 7 a 25 de outubro com foco nas crianças menores de 5 anos. A  Gerência  Municipal de Saúde orienta que todas as pessoas nessa faixa etária procurem uma unidade de saúde com sala de vacina para verificar a necessidade da dose.