Itaporã

Dia da Consciência Negra é feriado municipal em Itaporã

Em Itaporã, é feriado municipal, instituído pelo decreto municipal 2078/2009



Foto/Lorrayne



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Nesta quarta-feira, 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Essa data foi instituída oficialmente pela presidente Dilma Rousseff por meio da lei federal nº 12519,1 de 10 de novembro de 2011.

Em Itaporã, é feriado municipal, instituído pelo decreto municipal 2078/2009. Desde então, a data entrega ou calendário comemorativo da cidade. Apesar do feriado municipal as lojas da área central e supermercados devem funcionar ponto final repartições públicas e bancos não funcionam e retornam atendimento na quinta-feira (21).

O Dia nacional da consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011,sendo considerado feriado em maio de 1000 cidades em todo o país e nos estados de Alagoas Amazonas Amapá, Mato Grosso e Rio de janeiro por completo através de decretos estaduais.em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é do prefeito que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia 20 da morte de ZUMBI DOS PALMARES,  em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra,  procura remeter a resistência do negro contra a escravidão de forma geral desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549. No municpio de Itaporã, a data é celebrada pela Associação do Movimento Negro (KITUALA), criada em 2007. Os principais objetivos do movimento é combater o preconceito e a discriminação racial, resgatar e divulgar a participação dos afros descendente na construção da nação brasileira, debater as questões de interesse e fomentar a justa inserção social dos afros brasileiros, aumentar a autoestima e otimizar a imagem do cidadão negro junto a sociedade itaporanense