Esportes

Vítima de racismo, atleta amador de MS é xingado de ‘macaco’ durante partida

Briga generalizada ocorreu após o ato criminoso e foi relato na súmula por juiz



Marcos Cândido é o quarto da esquerda para a direita entre os agachados. (Foto: Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O atleta de futebol amador Marcos Cândido, de 26 anos de Guia Lopes da Laguna, foi vítima de racismo durante uma partida da Liga Terrão da UEFA MS, neste domingo (17). O ato gerou revolta dos presentes e companheiros e a partida terminou com empurra-empurra e ânimos exaltados após o ato criminoso.

A reportagem entrou em contato com Marcos que aceitou conversas e expor a situação em meio a vários registros de racismo no mundo do futebol. O atleta disse que as provocações já vinham acontecendo durante a partida, mas que só aprofundou quando o adversário disparou a frase “ganha de nós aí macaco”, já no final do confronto.

“Desde o início da partida, o cara estava me provocando, toda hora me intimando para ir para cima dele, até a torcida deles estavam falando um monte. Nos minutos finais da partida, o atacante deles passou por trás de mim e me xingou de macaco”, disse indignado, o atleta da equipe Saraiva.

Pouco depois do ato criminoso, Marcos confrontou o agressor durante a comemoração do gol da equipe adversária e ficou comprovado o crime. “Todo ser humano está sujeito a errar, mas a ofensa que ele me fez… Nós estamos lutando para isso acabar e o cara me xinga disso, ninguém gosta”. Segundo a vítima, é a primeira vez que ambos se cruzam.

Súmula descreve ato racista e briga após o crime. (Foto: Reprodução)

Na súmula da partida ao qual o Jornal Midiamax teve acesso, o árbitro confirmou que houve o crime e relatou toda a briga que ocorreu após o crime. De acordo com o texto, a vítima teria dado um pontapé no suposto agressor e que ao cair no solo, recebeu novamente um chute na região da cabeça, de outro adversário. Após a sequência de agressões, o suposto agressor ficou inconsciente por alguns minutos, mas recobrou a consciência.

Ainda sem registrar o boletim de ocorrência contra o ato criminoso, Marcos Cândido explicou que por conta de complicações em sua perna e do trabalho, pretende fazer o registro ainda nesta segunda-feira.