Esportes

JEJ Blumenau: Definidos os confrontos da fase classificatória no handebol e basquete

As equipes das escolas sul-mato-grossenses são apoiadas pelo Governo do Estado



Gaspar Nobrega/Inovafoto/COB



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Comitê Olímpico do Brasil (Cob) divulgou nesta sexta-feira (15.11) boletim oficial com a programação dos jogos de handebol e basquetebol nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – Etapa Nacional 2019, em Blumenau-SC. As disputas de ambas as modalidades começam no domingo (17.11), pela fase classificatória. As equipes das escolas sul-mato-grossenses são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O Cob disponibilizará 264 medalhas às duas modalidades, a todos os atletas de equipes que terminarem no pódio. No esporte da bola laranja, a organização vai distribuir 120 medalhas (40 de ouro, 40 de prata e 40 de bronze). Já no handebol, serão 144 (48 douradas, 48 prateadas e 48 bronzeadas).

Basquete

A equipe da Escola Municipal Neil Fioravanti, de Dourados, no feminino, na faixa etária de 12 a 14 anos, é a primeira a entrar em quadra. Pelo grupo C, as meninas encaram a escola Santa Mônica Centro Educacional, do Rio de Janeiro, às 8h15, no domingo (17.11), no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.

No mesmo dia, às 16h15, o segundo duelo classificatório é contra as donas da casa, do Colégio da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC). A partida acontecerá na quadra 5 do complexo esportivo do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Blumenau. Na segunda (18.11), as douradenses fecham a primeira fase diante do Colégio Santa Emília, de Pernambuco, às 12h30, no mesmo local do segundo jogo. Confira os grupos do basquete feminino (12-14 anos):

A
Escola Estadual Índia Vanuire (SP)
Colégio Santa Catarina de Sena (PA)
Escola Estadual 13 de Maio (MT)
Colégio Farias Brito (CE)

B
Unidade Municipal Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho (ES)
Colégio Mauá/Sociedade Escolar de Santa Cruz do Sul (RS)
Colégio Passo a Passo (PR)
Centro Educacional 07 do Gama (DF)

C
Santa Mônica Centro Educacional (RJ)
Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC (SC)
Colégio Santa Emília (PE)
Escola Municipal Neil Fioravanti (MS)

Já no masculino, de 15 a 17 anos, o Colégio Elite, de Ponta Porã, faz sua estreia contra o Colégio Salesiano, do Pernambuco, às 13h45, na quadra 5 do Sesi. O segundo jogo, válido pelo grupo B, coloca o time ponta-poranense frente a frente com o Colégio Batista, do Ceará, às 9h30, de segunda-feira (18.11), no Ginásio Galegão.

De volta ao Sesi, o terceiro e último embate da fase classificatória ocorre no mesmo dia, às 17h30, contra a Escola Estadual Álvares de Azevedo, de Rondônia. Confira os grupos do basquete masculino (15-17 anos):

A
Colégio Puríssimo Coração de Maria (SP)
Colégio Evangélico Alberto Torres - Ceat (RS)
Colégio Projeção de Taguatinga (DF)
Colégio Motiva Miramar (PB)

B
Colégio Batista (CE)
Colégio Salesiano (PE)
Colégio Elite de Ponta Porã (MS)
Escola Estadual Álvares de Azevedo (RO)

C
Colégio Vasco da Gama (RJ)
Instituto Estadual de Educação - IEE (SC)
Colégio Intensivo (AL)
Escola Frentino Sackser (PR)

Handebol

O único representante sul-mato-grossense no handebol inicia sua trajetória frente ao Colégio Castro Alves, do Espírito Santo. Os aquidauanenses da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, de 12 a 14 anos, estreiam às 10h45, de domingo (17.11), na quadra 7 de Sesi.

As outras duas partidas da equipe de Mato Grosso do Sul, pelo grupo B, serão realizadas na segunda (18.11). O segundo jogo será disputado diante da Escola Batista de Codó, do Maranhão, às 7h. Mais tarde, às 15h, a garotada de Aquidauana enfrenta a Escola Municipal Agenor Smith, do Amazonas. Os duelos ocorrerão, respectivamente, nas quadras 6 e 7 do Sesi. Confira os grupos do handebol masculino (12-14 anos):

A
Escola Municipal Anna dos Reis Signorini (SP)
Escola Estadual 13 de Maio (MT)
Escola Municipal Fernando Pessoa (PA)
Colégio Santa Emília (PE)

B
Escola Batista de Codó (MA)
Colégio Castro Alves (ES)
Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade (MS)
Escola Municipal Agenor Smith (AM)

C
Associação Educacional Luterana Bom Jesus (SC)
Colégio Padrão (MG)
Escola Municipal Paulo Nunes (PI)
Escola Estadual Maria Ribeiro Carneiro (GO)

Sistema de classificação

Apenas os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor no conjunto das três chaves avançam à fase semifinal. As outras duas equipes que terminarem a etapa classificatória na segunda colocação de seus respectivos grupos fazem a disputa do quinto e sexto lugar. Este sistema de classificação é válido tanto para o basquetebol, quanto ao handebol, para ambas as faixas etárias e gêneros.

As semifinais e a briga pela quinta posição ocorrerão na terça-feira (19.11). No dia seguinte, será a vez das finais e disputas de terceiro e quarto. No basquete, todos os jogos da fase final do certame serão realizados no Ginásio Galegão. O handebol, por sua vez, passará a ter os duelos do “mata-mata” na Vila Germânica.

Lucas Castro - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de capa: Gaspar Nobrega/Inovafoto/COB

Publicado por: ppaiva@fundesporte.ms