Esportes

Talvez seria mais valorizado no meu país se fosse branco, diz Hamilton

Hexacampeão de Fórmula 1 afirmou que não trabalha por reconhecimento



Lewis Hamilton é o único piloto negro no grid da Fórmula 1 (Foto: Léo Souza/Estadão Conteúdo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Lewis Hamilton vem dominando a Fórmula 1 nos últimos anos. O piloto da Mercedes conquistou o sexto título da categoria de forma antecipada nesta temporada, ficando a uma conquista das sete de Michael Schumacher, o que faz com que muita gente aponte o britânico como o melhor da história. No entanto, essa idolatria parece menor dentro da própria Inglaterra.

"Eu não corro por reconhecimento, não é isso que me impulsiona, não procuro pensar nesse fato. Tenho sorte em fazer o que eu adoro e ainda representar o meu país em outros países. Talvez as coisas fossem diferentes se eu fosse branco, mas, no fim das contas, prefiro me concentrar nas coisas positivas", declaro

Único negro do grid, o piloto de 34 anos afirmou que a questão racial "sempre foi um problema". "Vejo famílias de diferentes etnias, diferentes origens, vindo até mim e dizendo: 'Meu filho quer ser um piloto'. Isso é ótimo, mas existe um problema. A cada ano, fica mais caro", analisou.

Em semana de GP do Brasil, o hexacampeão aproveitou para enaltecer a boa relação com os torcedores locais. "Acho que o meu maior apoio está no Brasil. Parece que eu estou crescendo desde 2008. Sinto que os brasileiros estão gostando cada vez mais de mim".

Os questionamentos sobre a suposta falta de patriotismo de Hamilton vieram durante a etapa de Silverstone. Ele foi questionado sobre não ter um sotaque britânico e pela opção de adotar residência em Mônaco.

"Eu vou a todas essas corridas e levanto a bandeira britância com orgulho. Não há mais ninguém neste esporte que a tenha elevado tanto", afirmou na época.