Ciências

Entenda por que enxergar de perto fica difícil com a idade. O nome é presbiopia

De acordo com dados do IBGE, 90% da população entre 45 e 70 anos — o equivalente a 38 milhões de pessoas — têm dificuldade para enxergar de perto



A partir dos 40 anos, enxergar letras pequenas começa a se tornar uma missão complicada Foto: Pixabay



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Precisar afastar o jornal ou o celular para conseguir ler o que está escrito neles é o primeiro sinal da presbiopia. A condição é popularmente conhecida como “vista cansada” e costuma aparecer por volta dos 40 anos em pessoas que não apresentam, necessariamente, qualquer problema de visão anterior, como miopia ou hipermetropia.

Uma pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela empresa Alcon, mostrou que 59% dos brasileiros conhecem a condição. De acordo com dados do IBGE, 90% da população entre 45 e 70 anos — o equivalente a 38 milhões de pessoas — têm dificuldade para enxergar de perto.

— O cristalino é uma espécie de lente natural do olho e é responsável por focar as imagens de longe e de perto. Quando enxergamos de longe, o músculo está relaxado e de perto, contraído. Com o passar dos anos, o cristalino fica enrijecido e o músculo passa a não funcionar tão bem. Essa combinação faze com que a visão de perto se torne cada vez mais comprometida, principalmente por conta do cristalino, que, quando enrijecido, prejudica a visão ainda que o músculo trabalhe corretamente: daí a presbiopia — explica o oftalmologista Bruno Fontes.

Por estar atrelado ao envelhecimento, não há nada que possa ser feito para evitar o aparecimento da condição. A visão de perto (33 centímetros) e a meia distância (66 centímetros) são as mais afetadas pela presbiopia.

— Estamos numa época em que, por causa do uso de celulares e computadores, nunca se precisou tanto da visão de perto e de meia distância. Por isso, a presbiopia tem afetado tanto a qualidade de vida dos pacientes — comenta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier.

O tratamento da condição pode ser feito por meio do uso de óculos ou lentes multifocais, possibilitando que o paciente enxergue de perto. Outras alternativas são as cirurgias: quem tem catarata, por exemplo, pode ter a visão corrigida também para a presbiopia durante o procedimento de implantação uma lente intraocular.