Vagas de Emprego

Comércio de MS abrirá 5 mil vagas no fim do ano; 1,5 mil só em Campo Grande

Os interessados já podem procurar as agências de emprego ou até mesmo ir pessoalmente no comércio



Foto: Leonardo de França, Midiamax



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os moradores que estão em busca de uma grana extra neste fim de ano já podem procurar as agências de emprego ou ir diretamente nas lojas dos bairros, centro ou nos shoppings centers. Isso porque o comércio de MS abrirá 5 mil vagas temporárias no fim do ano; 1,5 mil só em Campo Grande.

A estimativa de abertura de vagas representa praticamente a mesma, na comparação com o ano passado, pois o cenário é de cautela, explica a economista da Fecomércio-MS, Daniela Teixeira Dias.

“O índice de confiança do empresário do comércio por exemplo, está maior que no início da instabilidade econômica, e maior que o ano passado. É o incremento superior a 10%, o índice de confiança do empresário. Novamente a intenção de consumo voltou a zona positiva. E diante desses aspectos, o índice de confiança do empresário tende a continuar melhorando. E isso pode repercutir na contratação de temporários”, detalha.

O Natal é a principal data para o comércio, e o pico de contratações temporárias no setor ocorre entre os meses de novembro e dezembro. Esse formato de contratação representa uma solução viável para as empresas suprirem a demanda, e uma oportunidade para os trabalhadores que além de adquirir experiência no mercado de trabalho, podem se destacar na atividade e conquistar uma vaga permanente.

Empregos

Balanço de setembro divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), coloca Mato Grosso do Sul com melhor desempenho dos últimos quatro anos na geração de emprego para o mês. O saldo acumulado indica que o Estado gerou 917 empregos com carteira assinada, acompanhando o crescimento nacional, que aponta geração de 157.213 postos de trabalho no mesmo período.

 

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, associa as contratações à expectativa do aumento das vendas no fim de ano. E cita ainda estimativa da Fecomércio-MS, que prevê a criação de 5 mil vagas nos próximos meses, para as contratações de fim de ano. “Claro que boa parte disso é temporário, mas já temos aí uma importante sinalização. Isso mostra a importância do dinamismo da atividade econômica na geração de emprego”, afirma Verruck.

Agências

As agências de emprego facilitam o ingresso do candidato a vaga e os interessados, já podem contatá-las. A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) atuam como facilitadora tanto para o trabalhador que está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, quanto para o empresário que busca o melhor candidato para o perfil de vaga ofertada.

Além de usufruir do banco de candidatos as agências, os empresários que optam por oferecer as vagas por meio da instituição, contam com todos os serviços gratuitos de intermediação e seleção dos trabalhadores.

A Funtrab, por sua vez, informa que mantém contato com as empresas para fazer o cadastro das vagas temporárias, porém, os empresários também podem procurar a Fundação para promover a oferta de emprego. O cadastro pode ser feito de três formas: via telefone (67) 3320-1414, através do e-mail captacaofuntrab@hotmail.com ou diretamente em uma das 31 unidades da Funtrab no Estado. Em Campo Grande, a fundação está situada na rua 13 de Maio, n° 2.773 Centro.

Já a Funsat atende de segunda a sexta-feira feira, das 7h às 17h. A sede da Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória.

Os interessados devem comparecer munidos dos documentos pessoais: RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Comprovante de residência.