Enem

Com medo de virar ‘meme’ e perder prova, jovens chegam até 3h antes do Enem na Capital

Por morarem longe do local da prova, jovens resolveram se adiantar



Jovens aguardam portões abrirem neste domingo com 3h de antecedência (Dayene Paz, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As estudantes Ketilly Soares, de 18 anos, e Indayá Souza, de 17 anos, moram no Jardim Noroeste e decidiram chegar mais cedo neste domingo (03) para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Desde 9h elas aguardam pelo exame em frente à Uniderp, um dos locais com maior concentração de alunos. Elas explicam que a ansiedade e o medo de perder o horário pela distância e acabarem em uma foto virando ‘meme’ por conta do atraso motivaram a chegada ao local com tamanha antecedência.

Indayá conta que acordou cedo e resolveu já ir para o local de provas por conta da ansiedade. “Estudei muito o ano todo e fiquei com medo de perder a hora. Não ia ajudar ficar em casa e resolvi vir logo”. A estudante ainda tem dúvidas sobre cursar Jornalismo ou Psicologia.

Ketilly acabou conhecendo a outra estudante no ônibus, no deslocamento entre o Jardim Noroeste e o local de provas. “meu medo de atrasar é bem maior do que a preguiça de sair cedo de casa. Comi bem em casa e trouxe lanches, então consigo esperar até a hora da prova”. A jovem quer tentar Educação Física, Nutrição ou Fisioterapia.

No local, também já existe grande concentração de ambulantes vendendo água e várias pessoas aptas a orientar sobre os locais de prova.

Enem

Vale lembrar que os horários são diferentes nos estados do Brasil, já que a programação da prova segue o horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, os portões fecham às 12 horas.

 

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Murillo Gameiro, lembra que é proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “Por isso, é importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”.

O Enem ocorrerá em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O Inep sugere que o participante conheça seu local de prova com antecedência. Em MS, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas começam às 12h30 e terminam às 18h.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.