Enem

Professores dão ‘dicas de ouro’ para últimas horas antes do Enem

Ouvir música, dormir e comer bem são algumas dicas



Comunicação, Colégio Salesiano Dom Bosco



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Faltam menos de 48 horas para a primeira prova do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Para muitos candidatos, esse é o momento mais aguardado do ano, afinal, o resultado do exame pode definir a carreira de quem for bem na prova.

Às vésperas do exame, é importante estar atento a dicas de quem tem experiência no assunto. Diferente do que muitos candidatos pensam, debruçar sobre os livros no sábado (2) pode não ser uma boa ideia, já que todo o conhecimento adquirido não vai sair de sua cabeça e as consequências podem ser sérias.

De acordo com o coordenador do Colégio Salesiano Dom Bosco, Lúdio da Silva, no sábado (2) é importante que o candidato relaxe. “Nessa reta final é ideal que o aluno descanse, curta um dia em família, pratique aquele esporte favorito, assista a um filme, ouça uma música, pode até sair à noite desde que volte cedo para ter uma boa noite de sono', diz.

Ainda conforme o coordenador, o problema em não dar uma pausa e continuar estudando sem parar é o cansaço mental que pode levar o candidato à exaustão. “É tanta coisa que ele viu na escola que essa ansiedade pode acabar prejudicando. Não dá tempo de revisar todos os conteúdos, então, é importante descansar. Se a cabeça não estiver legal e relaxada, pode gerar um apagão', conta.

Mesmo com tantos conselhos, no dia da prova aquela ansiedade acaba por ser ‘inevitável’ para algumas pessoas, portanto, recorrer à fé também vale.

Quem estiver muito nervoso ou ansioso no dia da prova, para quem tem fé, a oração costuma acalmar. Seja qual for a religião, o importante é ter um momento de oração, pois acalma o coração e alivia o stress. O candidato precisa ter em mente que todos os outros estão na mesma situação, entenda que se preparou para a prova e vá com tranquilidade', diz.

Não se atrase

O atraso de candidatos já é algo conhecido e esperado. Para garantir acesso ao local de prova e evitar virar meme, o candidato precisa chegar antes das 13h (horário de Brasília).

Atenção, pois em Campo Grande, portanto, os portões fecham ao meio dia! Os candidatos precisam planejar a rota, horário de pegar o transporte e conhecer bem o local de prova, que pode ser conferido na área do candidato no site no Inep. Lembre-se que aos domingos a escala de ônibus costuma ser bem reduzida, o que pode ocasionar atrasos. Assim, a dica é sair com o máximo de antecedência possível.