Geral

Sindicatos divergem sobre mudança na jornada de trabalho dos servidores

Sindicatos divergem sobre mudança na jornada de trabalho dos servidores



Representantes de sindicatos em reunião na Secretaria de Administração (Foto: Leonardo Rocha)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Começou há pouco a reunião entre governo estadual e sindicatos para discutir a proposta de ampliação da carga horária de seis para oito horas e o PDV (Plano de Demissão Voluntária). Os funcionários estão divididos sobre os projetos, mas são unânimes em dizer que é preciso discutir o assunto.

As propostas estão sendo apresentadas pelo Secretário Estadual de Administração, Roberto Hashioka e o adjunto da pasta, Édio Viegas. A reunião é fechada e qualquer pronunciamento somente será feito após o debate, segundo informações do governo estadual.

O presidente do Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita), Rafik Ibrahim, disse que entende que a mudança irá alterar a rotina do servidor, mas que, no caso deles, o concurso foi de oito horas diárias e a alteração feita em 2004 atendia necessidade do governo de redução de gastos. “Se tiver que mudar de novo, não vejo problema'.

Para a presidente do Sindsad MS (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores da Administração do Estado de MS), Lilian Fernandes, os servidores estão sujeitos às mudanças, mas acha que tudo deve ser discutido. “Espero que não seja a primeira e última reunião'. O sindicato atende seis mil servidores que trabalham no Procon, Funtrab, Agehab e Fundação de Cultura, a maioria, na jornada de seis horas.

O presidente do Sindifiscal (sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de MS), Francisco Carlos de Assis, acredita que a mudança irá afetar a vida dos servidores. “Existe programação de estudo, de escola dos filhos, fazer mudança no meio do semestre é questionável', avaliou. São cerca de 1,2 mil fiscais que trabalham na jornada reduzida.