Mundo

Polícia encontra 39 corpos em caminhão no Reino Unido

As circunstâncias e causa das mortes ainda são investigadas



Crédito: A P/Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A polícia britânica informou, na manhã desta quarta-feira (23) Essex, leste de Londres, que encontrou 39 corpos no baú de um caminhão em uma propriedade industrial de Waterglade, em Grays, Inglaterra. Segundo o G1, o caminhoneiro, um norte-irlandês de 25 anos, foi preso por suspeita de assassinato, ainda de acordo com informações da polícia, os corpos são de 38 adultos e um adolescente.

Até o momento, não se sabe a origem das vítimas e se são migrantes. As circunstâncias e causa das mortes ainda são investigadas. Os agentes suspeitam que o caminhão veio da Bulgária e entrou no Reino Unido através do País de Gales, no sábado (19). Um serviço regular de balsas funciona na região, entre Holyhead e a capital da Irlanda, Dublin. A cidade de Grays está a 30 km de Londres.

Os corpos estão sendo identificados e as autoridades dizem que o processo pode demorar para ser concluído. O primeiro-ministro, Boris Johnson, disse ter ficado 'horrorizado com este trágico incidente'. 'O ministério do Interior trabalhará em estreita colaboração com a polícia de Essex para estabelecermos exatamente o que aconteceu', afirmou.

 

Nos últimos anos, migrantes tentaram entrar no Reino Unido escondidos em caminhões ou em embarcações que atravessam o Canal da Mancha, que liga Calais, no norte da França, a Dove, localizada no sul da Inglaterra. A polícia reforçou as operações de controle na costa do estreito, a Irlanda se tornou o país de trânsito nas rotas dos traficantes de pessoas pela fronteira aberta com o Reino Unido.

O gerente de políticas da Irlanda do Norte para a Freight Transport Association, Seamus Leheny, disse que se o caminhão tiver origem búlgara e entrado na Inglaterra via Holyhead ele utilizou uma 'rota não-ortodoxa'. Segundo Seamus, seria mais fácil deixar a França via Cherbourg ou Roscoff. O caminhão pode ter entrado na Irlanda pela cidade de Rosslare e seguido até Dublin. 'É um longo caminho e aumenta um dia extra à jornada'.

Outros casos

Em junho de 2000, 58 imigrantes chineses foram encontrados sufocados em um caminhão em Dover. Entre eles, estavam dois sobreviventes, de acordo com a BBC. Um motorista holandês foi preso no ano seguinte por homicídio culposo.

Em agosto de 2015, no auge da crise migratória, um caminhão frigorífico com 71 corpos de imigrantes foi encontrado abandonado no leste da Áustria. O veículo havia deixado a Hungria, rota de dezenas de milhares de refugiados que fugiam do Oriente Médio e na África.