Itaporã

Câmara Municipal de Itaporã fará Sessão Solene ao Dia Internacional da Mulher na próxima Terça-feira, 12 de março

Sessão acontece às 08h no Edifício Kaoru Suzuke, ,Rua Antonio João Ribeiro.



Edifício Kaoru Suzuke, ,Rua Antonio João Ribeiro



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher será realizada pela Câmara de Itaporã, no dia 12 de março, às 08h. Personalidades femininas, de vários segmentos profissionais, serão homenageadas.
 
Cada vereador fará uma homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher, entregando moção de congratulação uma das principais honrarias do parlamento itaporanense. Atualmente o parlamento municipal possui três mulheres, Célia Frota, Lourdes Struziati e Marlei Santos. A vereadora Célia Frota, é primeira mulher eleita para Presidir a Câmara de Vereadores em Itaporã.
 
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.
 
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
 
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. A sessão solene é uma forma de homenagear as mulheres e abrir debate sobre questões importantes: “Solicitamos a realização de Sessão Solene no Plenário desta Casa de Leis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como forma de chamar atenção da sociedade para as questões que devemos debater: a saúde, a inserção no mercado de trabalho, o papel da família, entre outras” disse a vereadora Célia Frota.
 
A sessão será realizada a partir das 08 horas no plenário da Câmara.