Industria

Centro de Inovação do Sesi de MS vai apresentar em feira na Bahia projeto aplicado à saúde e segurança do trabalho

O BIM aplicado à construção civil, que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com a apresentação sobre o projeto BIM (Building Information Modeling) aplicado à saúde e segurança do trabalho na construção civil, o engenheiro-civil e pesquisador do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, Adriano Macedo, é um dos palestrantes do seminário “A Indústria da Construção Civil e a 4ª Revolução Industrial”, que será realizado durante a FINNEC (Feira da Construção do Norte e Nordeste), de 23 a 35 de outubro, em Salvador (BA).

 

O BIM aplicado à construção civil, que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi, permite antecipar riscos e prevenir acidentes em um canteiro de obras utilizando o conceito BIM. Diferente do desenho usual em 2D, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. “No caso da gestão da saúde de segurança do trabalho, que é a linha de pesquisa do Centro de Inovação, a aplicação do BIM permite antecipar riscos e tornar a obra mais seguro antes de ela ser iniciada”, explicou Adriano Macedo.

 

Para o engenheiro, a participação na FINNEC será uma oportunidade de apresentar o potencial do projeto do Centro de Inovação, já que o público da feira abrange toda a cadeia da indústria da construção, e tem como objetivo promover a integração da indústria, comércio e serviços da construção com engenheiros, arquitetos, construtores, profissionais especializados, não apenas no Estado da Bahia, mas de todo o Norte e Nordeste do Brasil.

 

Engenheiros, arquitetos, profissionais do setor, lojistas, revendedores, representantes, industriais, enfim todos que fazem parte da cadeia produtiva da construção tem uma excelente oportunidade de se atualizar e realizar ótimos negócios. O Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul está localizado em Campo Grande e atua na linha de pesquisas de Sistemas de Gestão em SST.

 

As soluções desenvolvidas visam aumentar a eficiência e desempenho de equipes de SST, por meio do acesso a dados e métodos a partir de ferramentas autônomas e de fácil utilização. Por meio do mapeamento de processos produtivos e perfis de empresas, o Centro de Inovação automatiza metodologias de saúde e segurança, além de customizar ferramentas e consultorias para demandas específicas das indústrias.