Itaporã

Em Itaporã, Professores da rede Estadual de Ensino aderem ao manifesto em defesa da Educação Pública de Mato Grosso do Sul

Grupo de professores fazem panfletagem no centro de Itaporã



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Professores e servidores administrativos das escolas estaduais em Itaporã aderiram a paralisação de dois dias sendo 02 e 03/10. Na manha desta quarta-feira(02) , grupo de professores através do Simted se mobilizaram ao lado do Banco do Brasil e em seguida percorreram ruas da cidade fazendo o serviço de panfletagem,e  divulgando a real situação.

A presidente do Simted de Itaporã, disse que o dia foi marcado em defesa dos Profissionais da Educação, com atividades nos municípios de todo o Estado. “O Simted sempre presente na Luta”, realizamos um ato na lateral do Banco do Brasil e no cartório Eleitoral itinerante, alem de panfletagem pelo comercio e passeata. A comunidade em apoio a causa EM DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO PORQUE COM EDUCAÇÃO NÃO SE ECONOMIZA SE INVESTE!!!! #BASTAAZAMBUJA!

O panfleto refere a um manifesto em defesa da educação pública de Mato Grosso do Sul, que tem sofrido nos últimos anos um forte ataque por parte do governador Reinaldo Azambuja: isso está levando a uma queda da qualidade da escola pública em Mato Grosso do Sul na qual atende 80% das crianças e adolescentes da nossa população, que tem na educação a possibilidade de ter um futuro melhor.

A paralisação - Professores de todo o Brasil, de diversos níveis, prometem estar nas ruas nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) em protesto sobre o panorama da Educação no País. Em Mato Grosso do Sul, uma das entidades que mobilizam o ato é a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ato é político e prejudica os alunos

A Fetems alega que o movimento é legítimo e que no Estado, a categoria pretende contestar alterações na carreira do magistério, especialmente em relação aos professores convocados e concursos públicos.

A federação alega que a educação estadual continua a fazer convocações para “vagas puras” (que seriam destinadas a efetivos), cobrando a realização de concurso.

Veja os principais problemas:

Hoje temos mais de 9.000 professores (as) convocados (as)/ temporários (as). É urgente a realização de concurso público!

Faltam 1.200 trabalhadores (as) administrativos () em educação (merendeira limpeza, inspetores (as), em outros). É urgente a chamada dos (as) concursados (as)!

O governador Reinaldo Azambuja reduziu em até 33% o salário dos (as fecha parentes professores (as) convocados (as). Isso pode levar à queda de qualidade do ensino.

O governador Reinaldo Azambuja está fechando as escolas sem dialogar com a comunidade.

Alinhado com o governo federal a secretaria de educação poderá entregar a polícia militar a direção das escolas. Será o caos! Os militares não são formados para atuarem na educação.

O governador quer acabar com a eleição direta para diretores (as). Consequência disso: a comunidade não irá mais escolher seus diretores. Será nomeado alguém indicado por políticos ponto final assim da gestão democrático