Incêndio

Incêndio em residência: os perigos de deixar carregador de celular ligado na tomada

Vários casos foram registrados nos últimos meses



Foto: Leonardo França, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Deixar o carregador de celular na tomada o dia inteiro pode ser até prático, mas tem sido causa comum de incêndios em residência. Só em agosto pelo menos quatro incêndios que destruíram vários pertences dos moradores teriam iniciado nos carregadores ligados nas tomadas.

O Jornal Midiamax noticiou pelo menos quatro casos de incêndio em residência em agosto, que teriam começado em carregadores de celulares que foram deixados ligados nas tomadas. Para o técnico eletrônico Vinícius de Jesus, as causas vão além dos carregadores e podem estar relacionadas à instalação elétrica da residência.

Para o técnico também é importante optar pelos carregadores com selo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o que diminui em muito os riscos de incidentes. Como pode haver oscilação da energia na rede elétrica ou uma descarga elétrica, não há garantia de que o aparelho não homologado suporte as oscilações.

Vinícius alerta para a estrutura da rede elétrica da residência e também para a amperagem da tomada utilizada. Ligar um aparelho de menor potência, de 10 ampères, em uma tomada de 20 ampères, para eletrodomésticos e aparelhos de maior potência como geladeiras ou micro-ondas, também pode resultar em incidentes.

O técnico ainda lembra que nenhuma empresa recomenda o uso de celulares enquanto o aparelho está ligado na tomada, para evitar o superaquecimento. Além disso, pode acontecer que entre líquido nos aparelhos e isso também pode causar um incidente no momento em que for ligado na rede elétrica.

O tenente Tracz do Corpo de Bombeiros relatou ao Midiamax que são comuns os incêndios em que é verificado pelas equipes que teve início em carregadores ligados nas tomadas ou até mesmo chapinhas, secadores de cabelo ou ferro de passar roupa. “A principal recomendação é desligar, tirar da tomada depois que usar o carregador', afirmou o oficial.

Outra recomendação é a manutenção da instalação elétrica da residência, que não é hábito comum, além de evitar o uso de carregadores ‘paralelos’, aqueles ‘não originais’, e optar por aqueles com certificado de qualidade.

Segundo o tenente, caso a pessoa perceba que pode estar iniciando um incêndio no carregador de celular, a indicação é não tentar agir sozinho. O ideal é acionar o Corpo de Bombeiros via 193 e desligar a chave geral da casa, evitando tentar apagar o incêndio por conta própria.

Incêndios

Na manhã do dia 9 de agosto, um carregador deixado na tomada teria provocado um princípio de incêndio no Jardim Búzios. O morador de 31 anos saiu e deixou o carregador na tomada na varanda da casa. Um curto-circuito deu início ao incêndio e destruiu uma estante e parte da parede.

Já no dia 22 de agosto, em uma casa no Jardim Jacy, o carregador foi deixado ligado ao lado da cama e teve início o incêndio que destruiu colchão, roupas, malas, forro do telhado e vários pertences que estavam no quarto. O Corpo de Bombeiros utilizou 1,5 mil litros de água para combater as chamas. No mesmo dia, incêndio que teria começado da mesma forma destruiu uma residência de uma família que estava há apenas dois meses morando no local.

No final do mês, dia 31 de agosto, três pessoas dormiam no quarto de uma casa na Vila Palmira quando o incêndio começou na tomada. O carregador de celular teria superaquecido e o incêndio chegou a se alastrar pela casa. Os moradores chegaram a tentar apagar as chamas antes da chegada dos bombeiros e o incêndio chegou a destruir o cômodo.