Policial

Agepen finaliza a formação de 453 futuros agentes penitenciários

Marcada por entusiasmo e boas expectativas, a aula de encerramento representou mais uma conquista tão almejada pelos alunos do 37º Curso de Formação para Agente Penitenciário



Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Marcada por entusiasmo e boas expectativas, a aula de encerramento representou mais uma conquista tão almejada pelos alunos do 37º Curso de Formação para Agente Penitenciário. A cerimônia foi realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da Polícia Militar, na Capital.

Ao todo, 453 alunos que concluíram a última etapa do concurso público participaram do evento e, juntos, realizaram o juramento, necessário para o ingresso na profissão, que foi conduzido pelo aluno Marcelo Casaro Nascimento.

Os futuros agentes penitenciários terão a missão de assegurar a custódia de presos provisórios e sentenciados, bem como, a execução das penas de prisão, além de buscar promover a ressocialização e reintegração do sentenciado quando de seu regresso à sociedade.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que o principal papel do servidor penitenciário é ter a responsabilidade de proporcionar condições favoráveis à recuperação de pessoas privadas de liberdade. “Nossa missão é muito bonita, porque é prazeroso quando você encontra uma pessoa que já passou por uma unidade penal, mudou o rumo e tem um sucesso aqui fora, você pode ver um pouquinho do nosso trabalho naquela pessoa e isso para nós é muito importante. Sejam bem-vindos e vamos juntos abraçar essa carreira”, salientou.

O dirigente destacou ainda que o encerramento do curso de formação é uma etapa importante e condiz com a necessidade que hoje o sistema prisional enfrenta por falta de servidor. “O Governo do Estado é um grande parceiro nosso e tem um olhar especial para a Agepen, buscando formas de poder ingressar vocês no sistema penitenciário”, agradeceu.

Primeiro colocado no curso de formação na área de Segurança e Custódia, Brunno Diniz Meaza Polaquini, 29 anos, garantiu que está muito feliz com essa conquista que foi tão esperada e que ingressar no serviço público representa um sonho antigo. “Já tentei na área militar, mas não me identifiquei e estou ansioso para assumir essa função na Agepen e espero contribuir bastante na reinserção dos internos, respeitando a dignidade deles e contribuindo como exemplo”, revelou Brunno que reside em Aquidauana.

Formada em Administração de Empresa, Beatriz Moreira de Souza Silva, 35 anos, foi a primeira colocada na área de Administração e Finanças. “Desde 2016 venho batalhando para que esse dia chegasse, porque a conclusão do curso de formação é um dia muito importante já que encerra um ciclo e agora começa um novo ciclo com a nomeação e futuramente poder exercer a profissão que tanto almejo”, disse, ressaltando que planeja sempre dar o seu melhor, assim como fez durante todo o curso de formação.

O secretário–adjunto de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Édio de Souza Viegas, parabenizou o empenho de todos os envolvidos no certame e destacou que apesar dos constantes desafios que o país enfrenta, Mato Grosso do Sul se mantém em dia com os compromissos e contratando novos servidores.

“Aproveitem mais esse desafio que vocês conquistaram e que continuem com essa mesma garra na atividade profissional, porque precisamos cada vez mais fortalecer o poder público e especialmente melhorar a imagem do servidor público. Desejo que vocês sempre se renovem e tragam novas ideias para aprimorar nosso setor”, disse.

Coordenado pela Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Espen), o 37º Curso de Formação de Agentes Penitenciários teve carga horária total de 420 horas/aula.

O diretor da Espen, Vilson Guedes, enfatizou todo o trabalho desenvolvido para concretizar mais essa capacitação. “Com este último certame, 886 profissionais foram capacitados pela Espen. Todos capacitados para exercer suas atividades exemplarmente no sistema penitenciário do nosso Estado. Para isso, foi preciso muito trabalho, planejamento, distribuição de atividades envolvendo vários setores da Agepen; para vocês representou rotinas incansáveis, distância familiar, muita disciplina, superação e coragem para realizar o necessário a ser feito”, frisou, parabenizando os concluintes. “Ter o conhecimento adquirido, experiências compartilhadas no percurso até aqui seja a alavanca para uma vida profissional de sucesso em nossa Agepen”, complementou.

Presente na solenidade, o deputado estadual Coronel David enfatizou sobre o esforço para a concretização de mais essa formação. “Hoje é um dia muito especial para os novos formandos e principalmente à segurança pública de MS. Essa luta foi nossa, estive muitos meses junto aos candidatos, fizemos muitas reuniões, articulamos muito junto ao Governo, trabalhamos muito e fomos incansáveis na luta por um novo curso de formação. Me sinto feliz e honrado por fazer parte deste momento”, comemorou.

Percorrendo mais de 430 quilômetros para participar da capacitação, o concluinte Rauni da Silva Pires, 25 anos, mora em Aparecida do Taboado e conta que encontrou no concurso a oportunidade de atuar na sua área e adquirir experiência. Rauni prestou para a área de Assistência e Perícia, com especialização em Direito. “No estágio deu para ter uma boa base no que a gente vai trabalhar e eu gostei bastante. Agora essa formação representa mais um passo concluído por todos os alunos e esperamos em breve a nomeação”, concluiu.

O evento contou com a participação da banda da Polícia Militar, com a execução do hino de Mato Grosso do Sul e a presença do superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, coronel Kleber Haddad Lane, que no ato representou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); o coordenador de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia; o comandante do Cefap, tenente coronel Luiz Fernando; o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS (Sinsap), André Luiz Garcia Santiago; além de diretoria da Agepen, professores e agentes penitenciários.