Mundo

Conheça a história por trás da foto mais popular do WikiAves

Cena de jiboia predando gavião-carijó foi registrada em 2012 e ainda tem repercussão em site.



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Foi durante um trabalho de campo em Pedra Grande (RN) que o biólogo Pablo Souza se deparou com uma cena impressionante: de uma jiboia predando um gavião-carijó.

O flagrante por si só já era especial de ser visto de perto, mas o profissional conseguiu registrar em detalhes aquele momento da vida selvagem.

Os registros foram feitos em 2012, mas ainda tem repercussão na Internet e trazem alegrias para o autor. “Até hoje agradeço a Deus por ter me colocado no canto certo, no momento certo. Fui muito feliz ao fazer aquele clique, foi uma sensação de saber que eu estaria contribuindo para a ciência.”, comenta.

A menção é referente a uma das fotografias que compartilhou no WikiAves, plataforma em que observadores de aves de todo o Brasil divulgam fotos e áudios das diferentes espécies do país.

 

No site, a fotografia do gavião-carijó pendurado no ar e com a cabeça presa nas mandíbulas da jiboia ocupa a primeira posição no ranking de fotografia mais popular, e é a segunda mais notada, com mais de 69 mil visualizações. E esse alcance surpreendeu o biólogo.

“Eu tinha noção que era um clique especial, e que iria repercutir no meio dos profissionais da área, mas não tinha noção que seria o mais popular e um dos mais visualizados do site”. Comenta o observador que ainda comemora o destaque como um reconhecimento profissional.

“Pra mim é motivo de muito orgulho, sempre me dediquei e me dedico ao máximo no que faço. Ter uma foto de destaque nacional como esta é de motivar qualquer profissional que faz o que gosta”, acrescenta.

As imagens eternizaram um momento em que Pablo jamais vai esquecer. Aliás, ao olhar para os registros os detalhes saltam da memória.

"Quando cheguei no local percebia-se que a serpente tinha capturado a ave há pouco tempo, pois o gavião ainda se batia muito na tentativa de fuga. Creio que eu tenha chegado no início da ação. Do momento em que cheguei até o momento em que perdi a serpente de vista, levou cerca de 30 a 40 minutos", lembra.

A foto “Um dia de caça, outro do caçador”, foi ainda além e levou o biólogo para diferentes portais renomados sobre natureza, como a National Geographic Brasil. Outro destaque foi a premiação em primeiro lugar no concurso de fotografia e vídeo do Conselho Regional de Biologia (CRBio).

 
Biólogo acompanhou toda a predação até a jiboia sair do local — Foto: Pablo Souza/ Arquivo PessoalBiólogo acompanhou toda a predação até a jiboia sair do local — Foto: Pablo Souza/ Arquivo Pessoal

Biólogo acompanhou toda a predação até a jiboia sair do local — Foto: Pablo Souza/ Arquivo Pessoal