Esportes

CG 40ºC: Onda de calor não espanta praticantes e centros de crossfit se adaptam

á quem trabalha ao ar livre deve tomar cuidados redobrados, pois médicos alertam para risco de câncer de pele



Foto: Leonardo de França



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O forte calor registrado nos últimos dias em MS não intimidou praticantes de algumas atividades físicas nesta segunda-feira (16).

Mesmo com os termômetros batendo 38°C, os centros de crossfit, que é uma das modalidades esportivas mais intensas da atualidade, continuam cheias e os horários preenchidos. Seguindo a orientação dos professores é possível treinar de maneira segura, ainda que a umidade do ar esteja baixa e a temperatura elevada.

Segundo Diógenes Lopes, proprietário de um centro de crossfit, os alunos foram orientados a beber mais água e evitar algumas atividades em horários com maior incidência de calor.

Profissionais orientam evitar atividades externas em horários com maior incidência de calor (Foto: Leonardo de França)

“Temos atividades outdoor [externas], como a corrida, e a gente diminuiu a quantidade durante a semana. Na turma das 11h30, orientei os professores para não dar corrida aos alunos e só fazer atividade indoor [interna], pois nosso ambiente é climatizado. Já no treino das 15h, deixamos a critério dos alunos para decidirem, realizar ou não a corrida”, diz.

O técnico em edificações, Lucas Bravo, de 23 anos, segue a rotina de treinos e não deixou o calor intimidá-lo. “Em nenhum momento pensei em não vir por conta do calor. Faço crossfit há um mês e só tenho esse horário do dia para treinar”, conta.

Indianara da Silva Calixto tem opinião parecida. “Treino há três meses e o calor não espanta, mas é importante tomar bastante água”, diz.

Cuidados redobrados para quem trabalha ao ar livre

Já a construção civil, que emprega cerca de 30 mil pessoas no Estado, alerta os trabalhadores para cuidados redobrados por causa da exposição ao sol. De acordo com médicos, a exposição contínua ao sol sem proteção pode acarretar insolação, e a longo prazo, até câncer de pele.

O sindicato da categoria emitiu uma nota nesta segunda-feira (16) com dicas e recomendações aos profissionais para cuidados durante o período de trabalho. De acordo com o presidente do sindicato, José Abelha, a empresa deve oferecer protetor solar e bebedouros com água fresca aos trabalhadores.

“É muito importante o uso do protetor solar, fornecido obrigatoriamente pela empresa. Outra medida de segurança é o uso do capacete com toca árabe que cobre as orelhas e o pescoço”, afirmou.

Ainda de acordo com Abelha, outro equipamento de segurança obrigatório é o uniforme com mangas compridas. “Os técnicos em segurança do trabalho são treinados para orientar o trabalhador em situações de muito calor. É só procurar o serviço de engenharia e segurança da empresa. Caso haja alguma dificuldade, basta entrar em contato com o sindicato.” O telefone do Sintracom é (67) 3325-7205.