Policial

Facções da fronteira com MS se uniram para resgatar traficante do CV no Paraguai

Ministério Público do país vizinho acredita em aliança entre grupos criminosos



Presos durante transporte no Paraguai. Foto: Roberto Zarza/ABC Color



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O promotor de justiça do Paraguai Marcelo Pecci acredita que facções que atuam na região norte do país, onde está localizada a fronteira com Mato Grosso do Sul, tenham se unido para executar o resgate do criminoso brasileiro Jorge Teófilo Samudio, de 47 anos, o Samura, ocorrido na quarta-feira (11), enquanto ele era transportado para uma audiência no judiciário. O presidiário, considerado de alta periculosidade, integra o CV (Comando Vermelho).

“Não falo diretamente do Comando [Vermelho], mas sim, há ligações entre estes grupos que são importantes. Também identificamos grupos do Norte que realmente haviam se associado para executar este crime”, disse ele ao jornal Paraguaio ABC Color, sem entrar em detalhes sobre como se deu a ligação.

Autoridades paraguaias prenderam até momento 11 pessoas suspeitas de envolvimento no resgate. Entre elas estão o diretor do estabelecimento penal Padre De la Vega (Exemboscada), Juan Carlos Irala, os agentes Celso Eduardo Galeano Escobar, Antonino Ramírez Uliambre, Ángel Manuel María Cuevas Rojas, David Álvarez Núñez, Jerson Rolón Ayala, José María Gómez e Milden Fernando Martínez, bem como Rody David Almeida Ibarra, César Andrés Almeida Ibarra e Edgar Espinoza Cuevas, responsáveis pela logística.

A polícia afirma haver vários indícios de envolvimento destes 11. No caso de Irala, por exemplo, ele teria deixado de adotar, de forma proposital, algumas medidas de segurança que envolvem o transporte de presos de alta periculosidade, como Samura.