Geral

Entenda os riscos do consumo de bebida alcoólica

As gestantes são um exemplo. Bebidas alcoólicas consumidas durante a gestação aumentam o risco de aborto ou de parto prematuro.



Entenda os riscos do consumo de bebida alcoólica



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


 consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode trazer danos imediatos à saúde ou a médio e longo prazo.

Isso sem contar com os riscos de acidentes de trânsito causados pela combinação de álcool e volante. Mas, afinal, que riscos são esses e como evitá-los?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano e pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com riso de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade.

Além de ser responsável por episódios de violência física contra si ou contra outras pessoas.

No entanto, se a opção é pelo consumo mesmo assim, a OMS orienta ter limite ao beber qualquer derivado do álcool.

'Essa substância provoca alterações no cérebro, semelhante às drogas, como a cocaína. Isso causa uma sensação prazerosa e que faz com que as pessoas tenham interesse em consumir novamente', explica Maria Célia Brangioni, responsável pelo Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

A psiquiatra explica que o álcool está relacionado às culturas. Existem aquelas, como a mulçumana, onde é proibido o uso do álcool. 'Já o brasileiro bebe e bebe muito. Somos o país da América Latina que mais ingere álcool.

Existe o uso recreativo em eventos sociais; o uso abusivo, com a quantidade acima do limite permito do ponto de vista físico e psicossocial; e existe a dependência, com compulsão para o uso, sintomas de abstinência, prejuízo funcional, laboral e familiar.

É uma doença reconhecida pelo Código Internacional de Doenças. E é dividida em leve, moderada e grave', alerta.

Brangioni também alerta que o tratamento de dependentes é 'muito complexo, pois, precisa de tratamento farmacológico para desintoxicação e técnicas motivacionais com intervenções específicas.

É preciso uma equipe multidisciplinar para o atendimento'. Por isso, ela sugere: 'se for ingerir bebida alcoólica, tem que saber dos riscos de toda essa problemática apresentada, inclusive do exagero e da dependência. É possível ter vida social sem o consumo do álcool'.

Mortes causados pelo álcool - De acordo com a OMS, em todo o mundo, mais de 3 milhões de homens e mulheres morrem todo os anos justamente pelo uso nocivo de bebidas alcoólicas. Ao todo, 5% das doenças mundiais são causadas pelo álcool.

Ainda conforme relatório da OMS, divulgado em 2018, 28% das mortes provocadas pelo consumo de álcool são resultado de lesões, como por exemplo, acidentes de trânsito.

Outras 21% são distúrbios digestivos graves, 19% são doenças cardiovasculares e o restante doenças infecciosas, câncer e transtornos mentais.

Apesar de causar males à saúde de qualquer pessoa, em qualquer idade, o álcool pode provocar patologias ainda mais graves em alguns casos.

As gestantes são um exemplo. Bebidas alcoólicas consumidas durante a gestação aumentam o risco de aborto ou de parto prematuro.

Além disso, elas podem causar ao bebê má formação e retardo mental, alterações no rosto e diminuição do tamanho do crânio, retardo no desenvolvimento e no crescimento, problemas cardíacos e síndrome do alcoolismo fetal – que é o retardo no crescimento do bebê dentro do útero e após o nascimento, resultando em problemas de fala e raciocínio, diminuição da coordenação motora e problemas de coração.

Também há grande risco para pessoas em tratamento contra qualquer doença. Estas precisam de uma vida saudável, baseada em uma dieta totalmente livre do álcool.