Meteorologia

Com sensação térmica de até 45ºC em 3 cidades, andar na rua “é impossível'

Em Coxim, estiagem na cidade completou 49 dias; Defesa Civil afirma que situação é suficiente para decretar situação de emergência



Sol forte registrado na tarde desta terça-feira, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O calor que vem castigando cidades sul-mato-grossenses tem registrado temperaturas recordes no Estado e elevado ainda mais a sensação térmica. Nesta terça-feira (10), dia mais quente do ano, até o momento, três municípios registraram máxima de 40°C. E, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, a sensação foi ainda maior: 45°C.

As maiores temperaturas foram registradas em Bataguassu, Três Lagoas e Coxim, onde o calorão, aliado a longa estiagem, tem dificultado a rotina dos moradores. “É impossível andar na rua, temos que ficar dentro de casa debaixo do ventilador ou no ar condicionado', revelou a empresária Bruna Mendes, de 22 anos.

Na cidade há cerca de um mês, ela conta ter sentido diferença no clima da Capital para a cidade do interior. “Aqui é muito mais quente, não venta, as árvores nem se mexem. Eu nunca passei tanto calor em Coxim como no último fim de semana', revela.

A preocupação da moradora é ainda maior com o filho, de apenas quatro meses. “O calor tem dado alergia nele, que fica enjoado e a gente acaba tendo que dar vários banhos ao dia e deixar com o mínimo de roupas', conta Bruna.

O forte calor, inclusive, tem preocupado a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador local, a estiagem que completa 49 dias tem tornado tudo ainda mais difícil.

“Aumentou o número de crianças e idosos com problemas respiratórios na cidade. Recentemente nós entregamos um relatório ao prefeito e a intenção é que seja decretado situação de emergência, já que além da estiagem, estamos enfrentando baixa umidade do ar e temperaturas baixas', afirma Gilberto Portela Lima, da Defesa Civil.

Altas temperaturas – Os termômetros em Água Clara, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Selviria não registraram 40°C, mas ficaram perto disso. Nessas cidades, a máxima hoje foi de 39°C.

Bela Vista, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Sonora registraram 38°C. Porém, em todas as cidades a sensação térmica foi de aproximadamente 42°C.