Campo Grande

Passageiros são constrangidos por segurança do Consórcio Guaicurus

Usuários estavam sendo abordados e tendo cartões de passe desgastados recolhidos



Caso aconteceu no terminal de ônibus da Praça Ary Coelho - Foto: DIVULGAÇÃO/PROCON



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A retenção de cartão de passe de usuários do transporte público em Campo Grande motivou notificação por parte da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon). O constrangimento à passageiros do Consórcio Guaicurus aconteceu na manhã de ontem (5), no terminal da praça Ary Coelho, quando um segurança que prestava serviços para a empresa de ônibus recolhia cartões que apresentavam desgaste.

Representantes do Procon foram comunicados sobre a atuação do fiscal no terminal e, ao se dirigirem para o local, constataram a irregularidade. O servidor da empresa de segurança terceirizada estava abordando passageiros, pedindo o cartão de passe e, ao perceber desgaste, retendo o mesmo. O passageiro também estava sendo avisado de que deveria se dirigir ao escritório do Consórcio Guaicurus para obter uma nova via do documento.  

De acordo com o Procon, a irregularidade consistia na abordagem constrangedora à qual o segurança estava submetendo os passageiros, que sem o passe não poderia fazer uso do serviço de transporte público. Para emissão de nova cópia do cartão de passe, é cobrada uma taxa de R$11,85 em caso de idosos. De acordo com a concessionária de ônibus, não há custo em caso de nova via do cartão cidadão.

Quando questionado pelos fiscais que atenderam a ocorrência, o segurança afirmou que estava apenas cumprindo determinações feitas pela direção do Consórcio Guaicurus. O profissional terceirizado ainda afirmou que não haveria cobranças para segunda via dos cartões retidos e que os passageiros não iriam sofrer prejuízos. Segundo o mesmo, no caso dos idosos, se apresentada identidade com foto comprovando mais de 65 anos, o acesso aos ônibus seria liberado. Na autuação, os fiscais do Procon emitiram auto e concederam prazo para a empresa apresentar justificativa e defesa.