Policial

Golpe usa Turma da Mônica para atrair crianças e roubar

Criminosos pedem que crianças compartilhem dados dos pais



Golpe usa Turma da Mônica para atrair crianças e roubar



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As estratégias utilizadas pelos ladrões de dados são diversas, elas podem vir através de programas ou aplicativos que roubam senhas, mecanismos instalados em máquinas de cartão de crédito ou caixas eletrônicos, tudo com o objetivo de obter vantagem em função do prejuízo alheio. Porém, uma nova tática dos bandidos assusta pelo uso da inocência das crianças para fins criminosos.

O golpe funciona da seguinte forma: Criminosos compartilham uma imagem em que aparece a Turma da Mônica, que estaria procurando novos amigos. Porém, para fazer parte da turminha, o informativo avisa que as crianças vão precisar compartilhar dados do cartão de crédito dos pais, como o número e código de segurança.

À primeira vista, a imagem até parece inocente para o pequenos, já que utiliza a foto da famosa turma de Maurício de Souza e termos no diminutivo como
 
“numerozinho” para conquistar a confiança dos pequenos, mas o fato pode trazer graves prejuízos financeiros para pais desavisados
 
Atualmente, a Lei 12.737/12 criminaliza o roubo de dados, com pena de reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.A Mauricio de Sousa Produções (MSP) informou que não tem nenhuma relação com a postagem fake que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, com o uso indevido de imagens dos personagens da Turma da Mônica solicitando, às crianças, o envio de dados de cartão de crédito e CPF de seus pais. A MSP alerta para que não se repasse esse tipo de conteúdo falso adiante.