Política e Transparência

Projeto científico da Escola do Sesi projeta Aparecida do Taboado para o Brasil, diz vereador

Os jovens desenvolvem trabalhos em diversas áreas do conhecimento, sempre com a orientação de um professor



Projeto científico da Escola do Sesi projeta Aparecida do Taboado para o Brasil, diz vereador



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Projeto premiado e selecionado para diversos eventos científicos Brasil afora, os tubetes biodegradáveis desenvolvidos pelos alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado recebeu, nesta segunda-feira (02/09), uma moção de congratulação da Câmara de Vereadores do município. A homenagem foi proposta pelo vereador José Natan de Paula Dias e aprovada por unanimidade entre os demais parlamentares.

 

José Natan justificou a iniciativa ao falar da relevância do projeto no momento em que se faz necessário preservar o meio ambiente. A moção foi entregue aos alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, que desenvolveram o tubete: Paulo Eduardo Santos Souza e Gabriel Felipe Moreira Pavão, além do professor que orientou o projeto, Vinicius Agostini Machado.

 

“Agradeço a todos os presentes e minha família. Tem que ter dedicação, motivação e garra, se não fosse o professor e a diretora não teríamos conseguido ir adiante”, agradeceu o estudante Gabriel Felipe Moreira Pavão. Paulo Eduardo Santos Souza também agradeceu o reconhecimento do vereador e disse que a sensação de ser homenageado pela Câmara é “indescritível”. “Agradeço a Escola do Sesi pela oportunidade em participar da Iniciação Científica e ao professor pela amizade e apoio”, completou.

 

O professor Vinícius Machado destacou que a homenagem é resultado do trabalho de estímulo à pesquisa científica, uma diretriz da rede de ensino do Sesi. “É uma satisfação muito grande poder compartilhar deste momento e me sinto honrado em instruir nossos alunos neste projeto, agradeço a eles por tanta dedicação, pois os méritos são deles”, pontuou.

 

O vereador José Natan ressaltou que a ideia, além de sustentável, tem projetado o nome de Aparecida de Taboado para outras regiões do País. “Esses alunos estão representando nosso município em nível de Estado e de Brasil. Tenho acompanhado o esforço desses meninos para seguir a caminhada em busca de conquistas pessoais e acadêmicas. Essa proposição de moção foi pelo reconhecimento do trabalho e esperamos que eles continuem esse trabalho científico”, disse o parlamentar.

 

Tubete biodegradável

 

Os alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado desenvolveram um tubete biodegradável confeccionado a partir de celulose reciclada associada a substratos orgânicos, representando uma alternativa sustentável aos modelos convencionais utilizados por pequenos produtores rurais na confecção de mudas, atualmente fabricados com o mesmo plástico das garrafas PET.

 

A substituição por um material biodegradável como a celulose, matéria-prima amplamente disponível em Mato Grosso do Sul em razão das florestas de eucalipto, tem o poder de contribuir amplamente para minimizar o descarte de resíduos plásticos nos ecossistemas.

 

O projeto já foi destaque em quatro eventos renomados: neste ano, na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela USP (Universidade de São Paulo), considerada o maior evento científico estudantil do país; a Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); e, no ano passado, o trabalho também foi premiado na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília; e na Fecitel (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

 

No projeto de iniciação científica das escolas do Sesi, desde o Ensino Fundamental os alunos têm contato com projetos de pesquisa que muitos só irão ter acesso na faculdade e olhe lá. Os jovens desenvolvem trabalhos em diversas áreas do conhecimento, sempre com a orientação de um professor, podendo contar, ainda, com auxílio de docentes de instituições de ensino superior parceiras do Sesi.