Itaporã

Vigilância Sanitária de Itaporã apresenta resultados da vacinação antirrábica 2019

O importante é que os donos estejam atentos e nenhum animal fique sem a vacina



Foto: Antonio Carlos Ferrari



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com um ótimo comparecimento  dos proprietários e empenhos dos profissionais da Vigilância Sanitária, a campanha de vacinação antirrábica 2019 em Itaporã, atingiu um número considerável de animais. A ação realizada  nas últimas semanas tendo como o dia D o dia 25 de agosto, conseguiu imunizar 3.935 em vários pontos estratégicos da cidade e dos distritos.

 

A equipe avalia os resultados como satisfatórios, uma vez que, que no ano passado, com as vacinas dispensadas na gerencia de saúde e  na área rural foram imunizados 4.092 animais. Segundo o médico veterinário  Paulo Sergio Farias, a campanha ainda esta ativa, e os profissionais  estarão percorrendo a  área rural  a partir dos próximos dias. 

 

Importância da vacinação.

 

A raiva é uma doença transmitida por vírus e ataca o sistema nervoso do animal. É a zoonose mais perigosa e fatal para os animais que a transmitem e também para o ser humano que não se submete ao tratamento a tempo.

 

O vírus é transmitido ao homem pela saliva do animal infectado, através de mordida, arranhão ou mesmo lambida. Mudanças bruscas de comportamento (euforia, depressão), ansiedade, paralisia, demência e alucinações são alguns dos sintomas que podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe. Quem, por algum motivo, não vacinou seu animal durante a campanha, ainda pode levá-lo ao setor da Vigilância Sanitária para receber a dose.

 

O importante é que os donos estejam atentos e nenhum animal fique sem a vacina.