Mato Grosso do Sul

Crescimento da demanda por alimentos pode abrir mais mercado para MS

Governador apresentou atrativos para se investir no Estado no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) em São Paulo



Govenador durante solenidade de abertura do SIAVS - Foto: Foto: Chico Ribeiro



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Expectativa do crescimento da demanda por alimentos no cenário mundial pode abrir mais mercado para Mato Grosso do Sul. Atento a isso, governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apresentou o panorama de atrativos, com objetivo de atrair investidores ao Estado e fomentar o setor produtivo de avicultura e suinocultura, nesta terça-feira (27), no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) em São Paulo.

Na solenidade, Azambuja afirmou que há um horizonte propício no cenário de exportações, principalmente de proteína, energia, produtos agropecuários e commodities, e defendeu que o agronegócio é um setor que sempre deu respostas rápidas para a economia nacional nos períodos de recessão, no entanto, destacou a necessidade de resolver alguns gargalos.

O desafio, segundo o governador, é a falta de unidade para defender as políticas do setor, que sofre com “guerra das informações desencontradas”, que atrapalham o potencial produtivo do País.

“Esse é um dos grandes desafios, principalmente do setor produtivo, trabalhar as informações corretas para proteger esse enorme potencial que é a produção da avicultura e suinocultura, que prospecta para o futuro”, disse o governador.

Ainda segundo Azambuja, outros problemas enfrentados pelo setor produtivo incluem a ineficiência e baixa logística, que atinge desde o produtor e atrapalham na competitividade do Estado.

Titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, afirmou que, apesar dos gargalos, Mato Grosso do Sul tem condições de atender demandas do mercado internacional.

Secretário apontou a expansão do comércio indiano e árabe e mercados como a China como potenciais negócios para o Estado, mas destacou a necessidade de projetos, como o da Rota Bioceânica, que é importante para o escoamento da produção e expansão do setor de agronegócio.

“Nós temos produção agrícola, farelo, milho, temos o produtor rural disposto a investir e temos linhas de financiamento para apresentar o Estado tanto para o produtor como também para indústrias brasileiras e internacionais’, disse.

Mato Grosso do Sul é o único estado com estande montado na SIAVS.