Itaporã

Apae de Itaporã inicia nesta quarta-feira,21,atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

Este ano o tema será a 'Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Politicas Públicas'.



Foto: Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


De 21 a 28 de agosto, será celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019. O objetivo é fazer com que a sociedade reflita sobre a questão da igualdade e inclusão da pessoa com deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela APAE, começa nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 28 de agosto, com várias atividades em Itaporã.  A cada ano, a Semana da Pessoa com Deficiência abre debates e coloca em reflexão o dever da inclusão. Uma mobilização que envolve toda instituição, alunos e familiares na intenção de fazer com que a sociedade reflita sobre a questão da igualdade e inclusão da pessoa com deficiência.

 Este ano, o tema escolhido foi “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” que busca reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação.

A primeira Apae no Brasil resultou do protagonismo das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, devido à ausência de Políticas Públicas, para esses cidadãos, em nosso País. Em decorrência, hoje, em 2.178 Apaes, mais de 350.000 famílias encontram-se atendidas na Rede Apae

Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla 2019 com o tema "família e pessoa com deficiência protagonista na implementação das políticas públicas”.

Programação:

21/08 - às 19 horas - Abertura oficial no Rotary Club

22/08 - às 7 horas - Atividades no Centro de Educação Especial Brisa com a participação do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Salvador Aguiar.

23/08 - às 8 horas - Exposição: Criando e Recriando - Oficinas de Produção Criativa do CEEB - Em frente ao Banco do Brasil.

24/08 - às 07h30 - Festa da família - Gincana e Show de prêmios

26/08 - às 8 horas - Exposição: Criando e Recriando - Oficina de Produção Criativa do CEEB - Distrito de Montese.

27/08 - às 8 horas - Exposição: Criando e Recriando - Oficina de Produção Criativa do CEEB - Distrito de Piraporã.

28/08 - Atividades do Centro de Educação Especial Brisa com a participação dos alunos da Escola Estadual Antônio João Ribeiro - Equipe vencedora dos jogos.

Com o tema família e Pessoa com Deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas, a rede APAE anuncia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019). Reconhecemos que há muito a fazer para que essas pessoas seja de fato participantes e atuantes, ou específico destaque nas proposições, elaboração e implementação das políticas públicas.

O meio do Centro de Educação especial brisa, presta serviço realizado individualmente ou em grupos e está organizado de modo a garantir aquisições progressivas da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Atendendo o ciclo de educação infantil, Fundamental nível I e II o AEE - atendimento educacional especializado, e também serviços como: fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia odontologia e serviço social. Com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de risco social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais, melhorando e promovendo sua convivência familiar e comunitária.

O Centro de Educação especial Brisa - APAE, acredita nos projetos alternativos que são disponibilizados aos educadores e as famílias, Projetos de empoderamento como: cozinha experimental, produtos de limpeza e higiene, político-pedagógico, orquidário, mosaico - arte em MDF, musicalização, dança, artes plásticas, cantinho da leitura, horta, educação física e o projeto da família: " cirandas: promovendo encontros e construindo caminhos", assim fazemos história da APAE e do município de Itaporã MS em conjunto com APAE BRASIL E A FEAPAES - FEDERAÇÃO DAS APAES DO MATO GROSSO DO SUL.