Justiça

Nova fase da Lava-Jato prende empresário Eike Batista

Correia é contador de Eike e suspeita-se que esteja fora do país.



(Felipe Dana/ Yahoo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Foi preso na manhã desta quinta-feira (8), em sua casa no Rio de Janeiro, na Zona Sul o empresário Eike Batista, em uma nova fase da Lava-Jato. A prisão foi autorizada pelo juiz federal Marcelo Bretas.

Eike foi detido quando estava em sua casa, no Horto, bairro localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, segundo informações do portal G1.

Além de Eike, Bretas também expediu um segundo mandado de prisão voltado para Luiz Arthur Andrade Correia, conhecido como Zartha. Correia é contador de Eike e suspeita-se que esteja fora do país.

Eike Batista, que já ostentou o título de homem mais rico do Brasil, já tinha sido preso no dia 30 de janeiro de 2017 pela PF, sob acusação de corrupção, imediatamente após aterrissar no Aeroporto Internacional Tom Jobim a bordo de um voo regular procedente de Nova York.

O empresário foi transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da cidade. Por não ter diploma universitário, Eike não ficou no mesmo pavilhão de outros presos envolvidos na operação Lava Jato – entre eles o ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

Em julho de 2018, foi condenado nesta terça-feira a 30 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz federal Marcelo Bretas em um processo ligado à operação Lava Jato, no qual Cabral também foi condenado a 22 anos e 8 meses de prisão.

Em sua sentença, Bretas afirmou que Eike pagou 16,5 milhões de dólares em propina a Cabral quando este governava o Estado do Rio de Janeiro para que o então governador usasse seu cargo para beneficiar os interesses de seu grupo empresarial.