Dourados

GM realiza ciclo de palestras em escolas, como forma de prevenção

A Guarda Municipal de Dourados através do programa Ronda Escolar Comunitária atende aproximadamente as 64 escolas diariamente, dentre elas, escolas municipais, estaduais e algumas particulares.



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Guarda Municipal de Dourados através do programa Ronda Escolar Comunitária atende aproximadamente as 64 escolas diariamente, dentre elas, escolas municipais, estaduais e algumas particulares.

Esse atendimento se faz por meio de rondas preventivas nas áreas externas e internas dos colégios com objetivo principal em proporcionar a segurança dos alunos, pais e professores para que possam usufruir da melhor maneira o aprendizado escolar.

Sempre que pessoas em atitudes suspeitas são encontradas nas imediações escolares as equipes atuam de forma preventiva realizando as abordagens para verificação.

Em casos de atos infracionais ou crimes cometidos no ambiente escolar a Guarda Municipal e acionar e equipes da Ronda Escolar são acionadas para tomare as medidas cabíveis, auxiliando assim toda a cominidade escolar, professores e diretores.

Até o final de julho 8 mil rondas escolares foram realizadas, sendo lavrados 200 boletins de atendimentos onde o problema é resolvido dentro da escola com a participação da GM e direção escolar e 20 boletins de ocorrências onde os infratores ou os autores de crimes são encaminhados as Delegacias de polícia.

O trabalho contínuo de prevenção através das rondas traz um grande resultado pois 90% das ocorrências são resolvidas no local, através da política de resolução pacífica de conflitos.

Além das rondas diárias os guardas da ronda escolar que em sua maioria tem formação na área da educação e alguns até com a titulação de mestrado realizam palestras com diversos temas sobre segurança, bullying, trânsito, violência e outros.

A escola que quiser contar com o apoio da Guarda Municipal de Dourados pode solicitar por meio de ofício ao comando da Instituição ou nos telefones 153 e 199.

Vale ressaltar que nessa semana a ronda escolar realizará palestras sobre a segurança no trânsito e sobre os perigos do uso do cerol em linhas de pipa na escola Municipal Arthur Campos Melo.