Policial

Operação da PF contra núcleo de facção em presídios tem interno da PED como alvo

Mandado de prisão cumprido pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul



Mandado de prisão é contra interno da PED - Crédito:Arquivo/Dourados News



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Mandado de prisão cumprido pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, dentro da Operação Cravada, é de um interno que cumpre pena na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). O nome do alvo das investigações não foi divulgado. 

A ação, desencadeada também em outros seis Estados, visa desarticular núcleo financeiro de facção criminosa responsável pelo recolhimento, gerenciamento e emprego de valores para financiamento de crimes. 

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, foram empenhados 180 policiais federais para cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão expedidos pela Justiça do Paraná, onde ocorre a maioria das medidas. 

As investigações tiveram início em fevereiro, na Penitenciária de Piraquara (PR), após a descoberta do núcleo da facção que atuava de forma a recolher e gerenciar ‘contribuições’ repassadas à facção. 

Ainda conforme a Polícia Federal, os repasses eram realizados através das chamadas ‘rifas’, por intermédio de diversas contas bancárias.

Estima-se que a organização criminosa tenha movimentado R$ 1 milhão por mês nas mais de 400 contas identificadas e bloqueadas.

Os valores eram utilizados para pagar a aquisição de armas de fogo e de entorpecentes, além de providenciar transporte e estadia de integrantes e familiares de membros da facção em locais próximos a presídios.

Além de Mato Grosso do Sul, os mandados são cumpridos no Acre, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Roraima e Minas Gerais.