Itaporã

O município de Itaporã registrou 20 casos de dengue em menos de 60 dias

Em 2018, foram 05 notificações e nenhum caso positivo



O município de Itaporã registrou 20 casos de dengue em menos de 40 dias



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Giberto Linhares, coordenador Municipal de Endemias de Itaporã, revelou nesta sexta-feira (01/3), que de 05 casos de dengue confirmado, passando para aproximadamente 20 casos nos primeiros 58 dias de 2019.


O que nos preocupa nesse momento é que novos casos estão aparecendo em diferentes bairros da cidade. As notificaçoes subiram para 75, os locais onde estão mais concentrado é nos bairros Jardim Vitória, Nova Era, Pioneira II e II e parte do Centro, num total de 75 notificados e aproximadamente 20 casos positivos.


Nosso municpio tambem vive em situação de alert aextremo, nao chega a ser epidemia como nos anos anteiores, mas estanos com suspeitos da doença em quase todos os bairros do municpio.


"O coordenador garante que a situaçao esta sob controle, o que mais preocupa é que estamos muito proximo de Dourados. Neste municipio a situação é alarmante, nas utlimas semana a coisa desandou e o Departamento deles estão com dificuldades com equipamentos para controlar a doença," Comentou Linhares.


Esse período do ano é propício para à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Altas temperaturas, chuvas intensas e alta umidade são os ambientes preferidos do mosquito, por isso a Vigilância Epidemiológica pede a colaboração da população para que elimine criadouros.


"Primeiro os moradores devem receber o agente de endemias que faz a vistoria e quando necessário faz também bloqueio-controle de criadouros. Quando o caso é confirmado faz o bloqueio de nebulização, bem como a pesquisa larvária em imóveis especiais e pontos estratégicos.


Além de todas essas ações é necessário que a população faça sua própria vistoria pelo menos duas vezes por semana nessa época que a incidência da doença é maior. A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito transmissor", ressaltou Gilberto.