Industria

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado ganha expedição por MS para apresentar tubete à base de celulose

A previsão da UFMS é que a expedição com os alunos seja realizada em fevereiro do ano



Escola do Sesi de Aparecida do Taboado ganha expedição por MS para apresentar tubete à base de celulose



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Projeto dos alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, os tubetes biodegradáveis desenvolvidos à base de celulose como alternativa ao material plástico que é amplamente utilizado no cultivo de mudas e hortaliças foi premiado com uma Expedição Científica ao Pantanal na edição deste ano da Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), realizada durante a reunião da SBPC, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS).

 

A viagem, organizada há cinco anos pela instituição, tem como objetivo aproximar os jovens cientistas dos gestores dos municípios dos Estados, de forma a auxiliar na viabilização e adoção dos projetos pelo poder público. A UFMS tem como critério de seleção para a expedição os trabalhos científicos apresentados durante a Fetec com grande potencial de aplicabilidade e que possam contribuir para minimizar os impactos do meio-ambiente.

 

Os alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, por exemplo, desenvolveram um tubete biodegradável confeccionado a partir de celulose reciclada associada a substratos orgânicos, representando uma alternativa sustentável aos modelos convencionais utilizados por pequenos produtores rurais na confecção de mudas, atualmente fabricados com o mesmo plástico das garrafas PET.

 

A substituição por um material biodegradável como a celulose, matéria-prima amplamente disponível em Mato Grosso do Sul em razão das florestas de eucalipto, tem o poder de contribuir amplamente para minimizar o descarte de resíduos plásticos nos ecossistemas. A previsão da UFMS é que a expedição com os alunos seja realizada em fevereiro do ano, por uma rota que ainda será definida pela organização da Fetec.

 

“Esta será uma grande oportunidade que os alunos da Iniciação Científica da nossa escola terão de trocar conhecimento com e experiências com pesquisadores da universidade e, ao mesmo tempo, de conhecer a cultura e riqueza de recursos naturais das cidades de Mato Grosso do Sul”, parabeniza a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, destacando a conquista dos alunos durante a Fetec.