Geral

Está na SBPC? Veja aqui 6 motivos para visitar os stands do Sesi, Senai e IEL

biotecnologia industrial e engenharia de bioprocessos e utilização de resíduos e engenharia de processos.



Está na SBPC? Veja aqui 6 motivos para visitar os stands do Sesi, Senai e IEL



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Não à toa o Sistema Fiems levou uma série de tecnologias disruptivas e de ponta para serem apresentadas aos visitantes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O Sesi, Senai e IEL saem na frente e abrem caminho para a Indústria 4.0, a revolução que já dita os rumos do mercado de trabalho e instrumentos de produção. No evento, as três instituições vão mostrar como vem auxiliando jovens, trabalhadores e empresas a se inserirem neste processo por meio da educação, pesquisa científica e qualificação profissional.

 

A SBPC também atua na expansão e aperfeiçoamento da ciência e tecnologia do País, e reúne pesquisadores, acadêmicos e jovens de todo o País. São mais de 15 mil inscritos no evento que, pela primeira vez, depois de 70 edições, é sediado em Campo Grande, no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizada de 21 a 27 de julho.

 

Conheça algumas das ferramentas apresentadas pelo Sesi, Senai e IEL na SBPC:

 

1. Wall-E, Cobra de Lego e F1

 

A robótica educacional é umas das ferramentas utilizadas pela rede de escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul para desenvolver habilidades dos futuros profissionais. No stand do Sesi, os alunos vão mostrar como construíram uma cobra de Lego e um robô Wall-E, além de um super circuito de Fórmula F1, no qual protótipos de carros de corrida são movidos à propulsão.

 

O Sesi também vai apresentar as atividades do Clube de Robótica, voltado para o Ensino Fundamental, além da RoboGarden, plataforma utilizada pela Rede Sesi de Ensino para ensinar programação nas linguagens Java e Python.

 

2. Tecnologia em favor da saúde

 

Quer fazer um "mini check-up" para saber se está com a saúde em dia? O Sesi levou uma balança multifuncional que, por meio de um sensor, consegue mostrar em segundos indicadores básicos de saúde do usuário, como peso e pressão arterial. Basta subir no dispositivo, integrado a um tablet onde são respondidas algumas perguntas básicas sobre os hábitos de vida. A balança faz parte do projeto "Saúde em Forma", desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi utilizando a tecnologia em favor da indústria e da saúde dos trabalhadores.

 

3. Simuladores da Indústria 4.0

 

O stand do Senai apresenta aos visitantes o futuro da indústria e negócios mundiais, que prevê fábricas inteligentes, aplicação de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e manufaturas integradas. Um simulador de bancada pneumática, usado nos cursos de educação profissional do Senai, mostra como funciona esta tecnologia, que hoje está presente em 90% das indústrias de Mato Grosso do Sul.

 

Outro simulador leva para o usuário a experiência de conduzir um caminhão basculante, e faz parte da metodologia dos cursos da área da construção civil ofertados na Escola Senai da Construção.

 

4. Instituto Senai de Tecnologia

 

Aos interessados na área de biotecnologia, o espaço do Instituto Senai de Tecnologia levou para a SBPC uma amostra da infraestrutura de laboratórios, localizada em Dourados (MS). O instituto é o único de Mato Grosso do Sul acreditado à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro com escopo para atender analises de alimentos e bebidas. Por isso, é referência em tecnologia, metrologia, consultoria, pesquisa e desenvolvimento e, desde 2008, contribui para o desenvolvimento da indústria no Estado.

 

5. Pesquisa, desenvolvimento e inovação em biomassa

 

A estrutura do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa) saiu de Três Lagoas, a terra da celulose, para apresentar a linha de atuação durante a SBPC.

Com foco em segmentos estratégicos - açúcar e etanol, papel e celulose, biocombustíveis, biodiesel e químico - o ISI Biomassa atua com pesquisas nas áreas de energia e sustentabilidade de biomassa, biotecnologia industrial e engenharia de bioprocessos e utilização de resíduos e engenharia de processos.

 

6. Oportunidades de trabalho

 

Está de olho em uma vaga no mercado de trabalho? Passa no stand do IEL. Na SBPC, o instituto estará disponível para atendimento aos acadêmicos que estejam em busca de uma oportunidade por meio do estágio, com a divulgação de cursos, vagas e cadastro no banco de currículos do Instituto.