Ciências

Em apenas 1 ano, peritos encontram 22 novos tipos de drogas em MS

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu os novos entorpecentes em uma lista de alerta para autoridades de todo o Brasil



Entre 2017 e 2018, peritos criminais identificaram 22 novos tipos de drogas circulando em Mato Grosso do Sul. O número é ainda maior se levado em consideração o período de 2014 a 2018 em que foram encontradas 34 novos versões de entorpecentes. Segundo di



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Entre 2017 e 2018, peritos criminais identificaram 22 novos tipos de drogas circulando em Mato Grosso do Sul. O número é ainda maior se levado em consideração o período de 2014 a 2018 em que foram encontradas 34 novos versões de entorpecentes.

Segundo divulgado Sindicato dos Peritos de Mato Grosso do Sul, a descoberta feita pelo Instituto de Análises Laboratoriais Forenses após diferentes apreensões das Polícias Civil, Militar e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Com a descoberta, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu os novos entorpecentes em uma lista de alerta para autoridades de todo o Brasil e ainda reportou instituições internacionais.

O relatório auxilia a monitorar substâncias que circulam no país para garantir o que é usado como medicamento e o que se torna entorpecente produzido sem atendimento às normas.

“De 2009 a 2017 foi reportada a identificação de 803 substâncias diferentes. São substâncias de abuso, seja na forma pura ou como parte de uma mistura e podem representar uma ameaça à saúde pública', especifica o relatório da Anvisa.

Quase 70% dessas novas substâncias foram descobertas entre 2013 e 2017. O uso dessas novas drogas pode causar convulsões, agitação, agressão, psicose aguda, desenvolvimento de dependência e até a morte.

Descrição – Em Mato Grosso do Sul, os peritos criminais novas droga identificadas como: ADB-FUBINACA (do grupo canabinoides sintéticos); 4-FLUORO-PHP, DIBUTILONA, MDPPP e N-ETILPENTILONA (EFILONA) – que são do grupo catinonas sintéticas -; ainda 25B-NBOH, 25B-NBOMe, 25C-NBF, 25C-NBOH, 25C-NBOMe, 25E-NBOH, 25I-NBF, 25I-NBOH, 25I-NBOMe, 25C-B, 2C-I, DOC (do grupo feniletilaminas); DMT, MIPT e N,N-DIMETILTRIPTAMINA (do grupo triptaminas); além de FENTANIL e FURANILFENTANIL (do grupo outras substâncias psicodélicos, opioides, sedativos/hipnóticos, estimulantes).