BR-163

Espetáculo “Caipira”, de BuZum!, foi assistido por mais de 2.200 pessoas em MS

A história é encenada pelos divertidos atores, um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais



Espetáculo “Caipira”, de BuZum!, foi assistido por mais de 2.200 pessoas em MS



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Foi um grande sucesso em Mato Grosso do Sul o espetáculo “Caipira”, apresentado pelo ônibus-teatro Buzum! em junho. Ao todo, 2.021 crianças e 208 adultos assistiram às apresentações realizadas nas cidades de Pedro Gomes, Sonora, Douradina e Caarapó.

 

Viabilizado pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, Buzum! contou com apoio da CCR MSVia e ofereceu 94 sessões gratuitas, apresentadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram oito dias de itinerância pelas cidades sul-mato-grossenses.

 

A proposta do projeto é apresentar o encanto teatral de forma diferente do teatro fixo. Com BuZum!, é a companhia que vai às pessoas por meio de um ônibus-teatro, que oferece gratuitamente peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil de escolas públicas.

 

Espetáculo “Caipira”

Com nuances rústicas, a peça “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

 

A história é encenada pelos divertidos atores, um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

 

No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os “seres encantados” e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.

 

O projeto

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. O projeto já circulou por mais de 350 mil quilômetros, realizando cerca de 10 mil apresentações para cerca de Meio Milhão de espectadores em mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades de nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além de Porto Suarez, na Bolívia).