Rural

Ovinocultura é oportunidade de negócio para produtores de MS

No Estado, o mercado é comprador e bem diversificado



(Foto: João Carlos Castro/Famasul)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Devido a uma demanda maior do que a oferta, os preços da carne de ovinos tem apresentado valorização do setor em Mato Grosso do Sul, e a carne tem tido maior aceitação no mercado consumidor, de acordo com informações do destaque da editoria Mercado Agropecuário do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

No Estado, o mercado é comprador e bem diversificado. “Temos os compradores de animais gordos para abate, pessoas que compram animais magros para engorda e posterior abate. Além disso, temos demanda tanto para animais jovens, os mais procurados por mercados mais exigentes, quanto por adultos que se destinam à produção de carne processada”, afirma o médico-veterinário e técnico de campo do programa de Assistência Técnica e Gerencial, do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Custódio Junior.

A avaliação do técnico é validada pelos números do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que mostram uma valorização de aproximadamente 1% em janeiro deste ano quando comparado a dezembro, com o quilo vivo do cordeiro cotado a uma média de R$ 7,8, sendo que este é um período, historicamente, de preços em baixa.

Entre as praças pesquisadas pela instituição, apenas Mato Grosso do Sul e Ceará registraram valorização no comparativo, e o valor local está abaixo apenas da cotação de São Paulo. “Uma análise histórica, avaliando as cotações desde 2011, aponta para um crescimento anual de 7 a 9 pontos percentuais”, destaca Custódio.

Para o coordenador do Departamento de ATeG do Senar-MS, Francisco Paredes, o principal desafio do setor é suprir a demanda nacional da carne. “Importamos mais de 60% da carne consumida no mercado brasileiro”, reforça.

Paredes explica que o produtor rural precisa se organizar para comercializar de forma mais efetiva e assim obter lucratividade. “Há dificuldades como formação de carga para viabilizar o transporte dos animais até o abatedouro e desconhecimento do produtor do perfil do animal que o frigorífico busca para atender à crescente demanda do mercado interno."

O relatório Agromensal do Cepea aponta que em 2019 a ovinocultura brasileira pode ser beneficiada pelo crescimento econômico esperado para o País. Mesmo que as principais carnes demandadas pelos brasileiros continuem sendo a bovina, a suína e a de frango, o crescimento da renda possibilita aos consumidores o acesso a produtos de maior valor agregado, como é o caso da carne ovina.

Segundo projeções da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2019, a produção da proteína no Brasil deve atingir 121,4 mil toneladas, avanço de 0,76% em relação ao volume de 2018, de 120,5 mil toneladas. A FAO estima, ainda, que o consumo brasileiro totalize 127,4 mil t em 2018, o equivalente a 530 gramas per capita. (Com assessoria)