Cotidiano

Laboratório de Entomologia de Douradina está entre os oito melhores do Estado

As assembleias das siglas acontecem mensalmente, contando sempre com a presença de todos secretários de Saúde do Estado



Laboratório de Entomologia de Douradina está entre os oito melhores do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Laboratório Municipal de Entomologia de Douradina foi avaliado positivamente e figura entre os 08 melhores do Estado (de um total de 70 avaliados) no quesito boa estrutura física e bons equipamentos para realização do trabalho.

Os dados foram recebidos pela Secretária de Saúde de Douradina, Angela Marques, durante as reuniões do CIR, CIB E Cosems, realizadas na última quarta-feira na Capital. As assembleias das siglas acontecem mensalmente, contando sempre com a presença de todos secretários de Saúde do Estado.

Conforme os números apresentados nas reuniões, o laboratório de Douradina está entre os sete de Mato Grosso do Sul que atingiram nota máxima (entre 90% e 100% de acertos), nos quesitos avaliados pela Vigilância Sanitária Estadual. A média geral dos 70 municípios vistoriados pelo órgão estadual foi 68%. Os critérios para esta avaliação vão desde estrutura física dos laboratórios, equipamentos e desempenho dos profissionais responsáveis pela área entomológica.

Além de Douradina, receberam nota máxima nos quesitos “boa estrutura física” e “bons equipamentos” os municípios de Corumbá, Costa Rica, Laguna Carapã, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

De acordo com a secretária Angela Marques, o bom desempenho obtido acontece graças ao apoio do Executivo Municipal. “A Secretaria de Saúde conta hoje com grande suporte da Administração Municipal, principalmente para aquisição de equipamentos necessários ao trabalho e o Laboratório de Entomologia é um dos setores beneficiados por esta assistência. Hoje temos a alegria de saber que dispomos de todos os equipamentos necessários para a área entomológica e não apenas isso, contamos também com profissionais excelentes neste setor, na pessoa da técnica Lindalva, e os resultados não poderiam ser diferentes”, contou a secretária.

Em visita à Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (27) o prefeito Jean Sérgio Clavisso Fogaça esteve parabenizando a equipe do laboratório pelo ótimo resultado obtido na avaliação. “Nos sentimos alegres em ver os frutos de um excelente trabalho realizado. Toda equipe está de parabéns e nosso desejo é que continue desempenhando este belo trabalho em prol de nosso Município”, destacou o prefeito.

Segundo Lindalva Barbosa, responsável pela área entomológica, a ótima avaliação do setor acontece devido a um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde. “Os agentes de endemias realizam a coleta de culicídeos encontrados nas visitas residenciais e encaminham para o laboratório local. Lá nós fazemos a leitura de identificação das amostras taxonômica de Aedes aegypti e outras espécies de culicídeos. Feito esta leitura de identificação encaminhamos mensalmente 10% do material coletado para o Laboratório Regional de Entomologia em Dourados para confirmação dos resultados”, explicou a técnica.

Conforme a secretária Angela, todo este trabalho é de suma importância, pois permite à Secretaria de Saúde identificar as regiões da cidade com maior incidência do Aedes aegypti, possibilitando assim maior eficiência no combate ao mosquito transmissor de graves doenças. “Quando identificamos os pontos críticos da cidade, nosso núcleo de endemias volta à ação e se organiza para fazer um trabalho de combate ainda mais reforçado nestes locais. Desta maneira, entendemos que a população de Douradina tem sido beneficiada diretamente com todo este trabalho”, finalizou.

Fonte: Itaporã News com / assessoria