Economia I

Especialista dá dicas de alimentação saudável para os dias de frio

Suflês, refogados, sementes de oleaginosas e frutas são ótimas opções



Tomate e beterraba são ótimos para sopas Foto: Divulgação / Assessoria



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A queda das temperaturas em Mato Grosso do Sul exige que as pessoas tomem alguns cuidados, principalmente em relação à água. O ar seco exige que o organismo esteja sempre hidratado para evitar incômodos como dor de cabeça, problemas respiratórios e irritações. Alimentos calóricos e sensação de fome constante também são mais comuns no frio e, por este motivo, muita gente acaba extrapolando na alimentação.

O organismo precisa produzir mais energia no frio para manter a temperatura corporal em torno dos 36,5º. A nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak, explica que, apesar do metabolismo aumentar, a elevação do gasto calórico é pequena e não gera perda corporal.

Uma das saídas para não engordar e se manter saudável é consumir alimentos que proporcionem mais saciedade.  “As saladas, por exemplo, não são tão bem-vindas na época de frio. Uma recomendação é substituí-las por suflês, tortas ou os vegetais, que podem ser usados em preparações quentes, grelhados ou refogados. As pessoas podem consumir também as sementes de oleaginosas, como castanha, nozes, avelã e frutas secas, e ainda optar pelo abacate, que é uma fruta da época', destaca a especialista.

As frutas são importantes em qualquer clima, mas o consumidor deve ficar atento para as da estação, que acabam deixando a conta mais barata. Nesta época do ano, a maçã gala, tangerina, carambola, figo, caqui, banana prata, o próprio abacate são alguns exemplos que podem virar aliados na hora de fazer as compras.

A maioria dos sul-mato-grossenses também não dispensa uma boa sopa para dar aquela esquentada. A nutricionista ressalta que o alimento é uma boa escolha, já que fornece vitaminas e minerais fundamentais para o metabolismo.

Outro queridinho dos brasileiros é o achocolatado, que deve ser preparado com leite desnatado para manter a leveza da bebida.

Vinhos também costumam agradar no inverno. Gláucia recomenda dar preferência aos tintos, que possuem menos calorias e costumam ser mais saudáveis. “Se a pessoa é fã dessa bebida, deve ir intercalando as taças de vinho com copos de água. E por ser uma bebida alcoólica, deve ter cuidado com a frequência e a quantidade também', aconselha. “Se a combinação for com queijos, a dica é dar preferência sempre aos queijos brancos, já que os mais amarelados possuem um teor maior de gordura'.

Quem aproveitar a data para “se esbaldar” nas festas juninas, deve se manter hidratado e evitar as bebidas alcoólicas. “Mas caso exagere durante a festa, basta voltar à dieta saudável na refeição do dia seguinte', recomenda a profissional.